Apps do iPhone poderão ser controlados por comandos de voz, revela portal

Tecnologia

Uma nova versão da Siri está em testes e promete controlar aplicativos do iPhone e realizar tarefas apenas com comandos de voz, informou a coluna Power On, da Bloomberg, neste domingo (10).

A tecnologia vai usar uma atualização do App Intents, que permitirá que a assistente interaja com as funções internas de cada aplicativo para realizar tarefas, como buscar e editar fotos, enviar mensagens, comentar em redes sociais ou até fazer compras online, sem toques na tela.

Ainda de acordo com a reportagem, os testes já incluem os apps Uber, Amazon, YouTube, Facebook e WhatsApp. No entanto, a empresa ainda precisa garantir que a Siri funcione de forma confiável e segura, especialmente em aplicativos que lidam com dados sensíveis, como bancos e serviços de saúde.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A previsão é que o recurso seja lançado junto com a reformulação completa da Siri na primavera de 2026, mas a Apple não confirmou oficialmente se ou quando a novidade chegará aos usuários.

Atrasos da Apple em inteligência artificial gera críticas

A Apple enfrenta críticas por adiar avanços prometidos para a Siri e Apple Intelligence, que só devem chegar com a reformulação prevista para 2026. O ritmo mais lento tem levantado questionamentos sobre a capacidade da empresa de acompanhar o progresso acelerado de rivais no setor.

Apresentador do WWDC falando sobre Apple Intelligence
Apple está atrasada na evolução da IA e corre para alcançar concorrentes. (Imagem: Reprodução/Apple)

O Google, por exemplo, lançou uma campanha de divulgação do Pixel 10 que zombava dos atrasos da Apple em relação à Inteligência Artificial e incentivava os usuários a trocarem de smartphone caso estejam cansados de esperar por funcionalidades anunciadas e não entregues.

Nas redes sociais, muitos usuários relatam que a Siri falha em reconhecer comandos simples e exige repetição constante, se mostrando limitada em comparação a concorrentes, como o Galaxy AI da Samsung.

Leia também:

VÍDEO: O Apple Intelligence é um dos maiores problemas da Apple

Leia a matéria no Canaltech.