Faltando alguns meses para o lançamento de GTA 6, muitos jogadores têm criado expectativas grandiosas quanto à chegada do novo título da Rockstar. Porém, afinal de contas, ele atenderá a todas elas?
A resposta é “certamente que não”. Porém, sonhar não custa nada, certo? Então reunimos elementos que seriam indispensáveis para fazer desta experiência marcante — seja no modo online ou offline.
Com isso em mente, hoje o Canaltech lista 10 coisas que todo jogador quer ver em GTA 6, seja logo em seu lançamento ou após algumas atualizações. Confira abaixo tudo que esperamos deste que é o “jogo mais esperado de todos os tempos”:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Cidade mais viva do que nunca
Se GTA 5 e Red Dead Redemption 2 já traziam um conteúdo riquíssimo e interativo, logicamente queremos algo maior em GTA 6. Principalmente coisas que não dependem do jogador: acidentes, eventos naturais, brigas, perseguições e diversas outras coisas ocorrendo ao nosso redor.
Um projeto ambicioso da Rockstar como este tem de levar isso em consideração como um dos seus principais pilares. Afinal de contas, quanto mais os ambientes foram reativos e atuarem por conta própria, mais estaremos próximos do “realismo” tanto almejado pelo público.

9. Multiplayer online repleto de conteúdo
Falando nos games anteriores da Rockstar, GTA Online é extremamente recheado de conteúdo e elementos que mantém os fãs jogando-o — mesmo se passando mais de 10 anos de seu lançamento.
Claro, queremos ver o mesmo em GTA 6 e ainda mais: ações que envolvam todos os jogadores dos servidores, grandes eventos e coisas do gênero não devem e nem merecem ser descartadas. Não que nosso desejo seja de que o título vire um Fortnite, mas o degrau já está bem alto.

8. Mecânicas de veículos aprimorada
Por mais que o público ame pegar um carro, moto ou outros veículos e sair disparado pela cidade, temos de combinar que esta sequer é a melhor parte da experiência. A Rockstar precisa melhorar suas físicas e essa é a oportunidade ideal para mostrar que estão ouvindo o público.
A sensação de estar atrás do volante tem de ser a melhor possível para incentivar o público a experimentar os diferentes veículos dentro da experiência. Isso sem falar em uma ampla presença de meios de transporte diferenciados — de patinetes e jatos, o céu é o limite.

7. Perseguições intensas
Outro ponto crucial dentro da franquia Grand Theft Auto são as perseguições. E pelo tempo de espera de GTA 6, queremos ver uma verdadeira caçada em momentos-chave da história — de que adianta poder ter 5 estrelas de procurado se elas não são colocadas à prova na trama, não é?
Está bem que Jason e Lucia não precisam ameaçar as Forças Armadas na aventura, mas ter uma emoção a mais não ia fazer mal a ninguém (a não ser que você tenha problemas cardíacos, neste caso recomendamos que reduza a dificuldade para não ter incidentes).

6. Liberdade que recompensa
Temos de ser honestos, quem vai pegar GTA 6 e está realmente interessado na história principal? Claro que uma parcela do público sim, mas todos sabemos como é o jogador de Grand Theft Auto: inicia o jogo, corre para roubar o primeiro veículo pela frente e sai explorando a cidade e eventos.
Seria imprescindível dar uma motivação maior para seguir a narrativa ou permitir que o público avance de outros modos através do seu mapa. Expandir o conceito de reputação (com desbloqueio de recursos ou capítulos extras ao roubar X carros de luxo, explorar XXX% da cidade e coisas do gênero) seria uma boa saída para quem deseja apenas curtir.

5. Narrativa livre em GTA 6
Seguindo este bonde, já tivemos nos capítulos anteriores a presença de múltiplos personagens dentro da trama principal. Porém, GTA 6 poderia ir além e trazer um sistema de escolhas ou formas diferentes de atuar para chegar em um determinado objetivo.
Não precisa ser algo tão amplo quanto os jogos da Telltale ou Quantic Dream, assim como elementos de gameplay visto em diversas franquias como stealth, uma política de “sem-violência” e coisas do gênero. Porém, ter mais opções nas mãos (e resultados diferentes) nunca é uma má ideia.

4. Retorno de velhos amigos
Além dos novos locais que veremos em GTA 6, um retorno é muito esperado pelo público: Vice City, cenário que marcou uma geração inteira nos anos 2000. Quem sabe isso também não traz o retorno de algum membro da família Forelli, ou a presença de Tommy Vercetti de algum modo dentro da vasta narrativa?
Além disso, nada impede que os jogadores vejam personagens como Franklin (que, além do próprio GTA 5, estrelou um dos DLCs de GTA Online), CJ e outros grandes ícones da franquia. Seria muito bom ter um grau de nostalgia, que nos lembre de onde viemos para pavimentar o caminho para o futuro.

3. Alta personalização
Mesmo presente de forma tímida, a Rockstar permite personalização em seus jogos. Porém, GTA 6 precisa de várias lojas de roupa, cabeleireiros e outros centros que expandam a forma como vai expressar o seu estilo dentro da experiência.
Chapéus, tênis, jaquetas, blusas, calças, shorts, roupas de praia, não há limites para o que o público pode ter no jogo. Quem sabe um sistema à la The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que força você a mudar de traje para se adequar às temperaturas — com roupa de praia provocando danos em dias de frio extremo ou vice-versa. É pedir demais?

2. Presença de minigames
A franquia Grand Theft Auto possui alguns minigames espalhados, mas já passou da hora da Rockstar expandir isso. GTA 6 precisa ser um verdadeiro “centro de entretenimento”, como já vimos em outras franquias como Yakuza — com atividades que podem te segurar mais um pouco em determinados lugares.
Quer cantar em um karaokê? Jogar sinuca? Parar em algum fliperama para jogar algo antigo? Jogar golfe, beisebol, tênis ou qualquer outra coisa? Tem de ter tudo isso e muito mais. Isso retoma um pouco da “cidade viva” e da “liberdade que recompensa”, com os três formando um combo que pode arrematar até mesmo quem não gosta da série de jogos.

1. Um projeto digno do “jogo mais esperado de todos os tempos”
Se pudéssemos chutar tudo e a Rockstar atendesse, ainda assim faltaria “algo” para GTA 6. No posto de “jogo mais esperado de todos os tempos”, o mínimo que a Rockstar pode fazer pelos jogadores é surpreender e trazer mudanças que sequer sabíamos que precisávamos.
Isso não significa que eles são OBRIGADOS a trazer tudo o que falamos e ainda mais surpresas. Porém, se não tiver ao menos algum elemento inédito que o público realmente seja impactado, de que adiantou demorar 13 anos (desde o lançamento de GTA 5 e contando com o adiamento)?

O que você espera de GTA 6?
Com todo este conteúdo em mente, o que você mais espera ver em GTA 6? Tem algum pelo qual está mais ansioso ou sua expectativa preenche todos eles em um combo? Dentro de tudo que listamos, as 10 coisas que mais queremos são:
- Um projeto digno do “jogo mais esperado de todos os tempos”
- Presença de minigames
- Alta personalização
- Retorno de velhos amigos
- Narrativa livre em GTA 6
- Liberdade que recompensa
- Perseguições intensas
- Mecânicas de veículos aprimorada
- Multiplayer online repleto de conteúdo
- Cidade mais viva do que nunca
Compartilhe este texto e nos conte se você também está curioso para saber como todos eles se portarão em GTA 6. O título da Rockstar chegará ao PS5 e Xbox Series no dia 26 de maio de 2026.
Leia também no Canaltech:
- GTA 6 tem preços e um novo adiamento vazados
- Lançamento de GTA 6 movimenta preparativos na Twitch
- Quanto irá custar GTA 6? Presidente da Take-Two se pronuncia sobre preços
Leia a matéria no Canaltech.