A modder “natalie_thenerd” montou a placa-mãe de um Game Boy Color (GBC) do zero, o que permitiu a reprodução exata de como o console portátil da Nintendo devia se portar — assim como mostrou nas redes sociais na última quarta-feira (6).
Para isso, ela montou todo o projeto e utilizou uma PCB feita em acrílico, o que permite ver todos os circuitos de cobre como em um dispositivo translúcido. Apesar de isso ser impensável para os demais aparelhos hoje em dia, a simplicidade do GBC permitiu que o trabalho prosseguisse.
A PCB do Game Boy Color personalizado foi criada por uma empresa terceirizada, mas toda a engenharia reversa do portátil original foi organizada por “natalie_thenerd”. Um dos maiores desafios ao utilizar a placa-mãe de acrílico é a possibilidade de derretê-la a 200ºC, o que exige um cuidado maior no momento da solda.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O objetivo era a possibilidade das pessoas conseguirem ver o que estava dentro e através do Game Boy Color. Até o leitor de cartuchos foi adotado de um clone chinês do portátil, com o design semitransparente (assim como os botões). Ou seja, você pode ver os chips, o cobre, tela e uma pequena placa por ele.
details: pic.twitter.com/jX5GETFtYZ
— natalie (@natalie_thenerd) August 5, 2025
Projeto do Game Boy Color transparente
Vale notar que “natalie_thenerd” fez o projeto do videogame apenas por hobby, ou seja, ele não pode ser encontrado à venda. Inclusive, há riscos no uso diário da PCB personalizada — já que ela é frágil e pode não atender aos padrões estabelecidos pela Nintendo.
Isso significa que ele ficará belo em sua estante ou rodando algo por algum período de tempo, apenas para mostrar aos amigos ou parentes (que vão babar no Game Boy Color, diga-se de passagem). Para curtir e aproveitar a nostalgia, a sua utilização não é recomendável.
Ainda que muitos enxerguem em projetos assim o retorno dos aparelhos translúcidos, ainda há um longo caminho para isso acontecer. Para começar, as fabricantes devem aprimorar a durabilidade dos PCBs do gênero, assim como reduzir o preço dos seus custos. Só então esses aparelhos devem se popularizar e cair no gosto do público.
Leia também no Canaltech:
- Clone do Nintendo 64, Analogue 3D teve seu lançamento adiado
- O que é a Stop Killing Games, campanha que quer salvar os jogos?
- LEGO anuncia novo kit de Game Boy com cartucho de The Legend of Zelda
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.