99Food chega a São Paulo e oficializa retorno das operações

Tecnologia
Resumo
  • A 99Food retorna a São Paulo com apoio de um investimento de R$ 1 bilhão pela Didi, planejando expansão nacional com isenção de taxas para restaurantes por 12 meses e promessas de ganhos mínimos para entregadores;
  • Em 50 dias de testes em Goiânia, a 99Food realizou mais de 1 milhão de entregas, preparando-se para a expansão nacional com uma parceria com a Abrasel (associação de restaurantes);
  • Até 2026, a 99Food pretende chegar a 100 cidades brasileiras.

A 99Food está voltando a São Paulo (SP). Melhor dizendo, a 99Food está de volta ao Brasil. A reestreia na capital paulista é o passo mais importante para a expansão nacional da plataforma, que vem para fazer frente ao iFood e a outros serviços de entregas.

O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (12/08), em evento realizado em São Paulo que contou com a presença do Tecnoblog.

Falamos em “reestreia” porque a 99Food começou a funcionar no Brasil em 2019, mas encerrou as suas operações no país no início de 2023. Nesse retorno, há toda uma preparação para que a plataforma seja realmente competitiva e, assim, venha para ficar.

O retorno a São Paulo vem depois de um período de testes da 99Food em Goiânia (GO), que teve início em junho deste ano. Em 50 dias de operação na região, a plataforma realizou mais de 1 milhão de entregas, o que deu à 99 a experiência necessária para o serviço começar a ser expandido para outros pontos do país.

A 99Food ressurge apoiada em um investimento de R$ 1 bilhão feito pela Didi, grupo chinês que controla a 99. Para se diferenciar no setor e, assim, atrair consumidores, entregadores e estabelecimentos, a companhia adotou uma estratégia agressiva de oferta de benefícios.

Para restaurantes, por exemplo, a 99Food promete isenção de mensalidade e comissões por 12 meses. De acordo com Simeng Wang, diretor geral da 99 Brasil, as taxas das plataformas de entrega são um dos grandes complicadores das operações dos estabelecimentos. Vem daí a isenção de taxas para os primeiros meses de parceria.

Para entregadores, há a promessa de ganho mínimo diário de R$ 250 na realização de pelo menos 20 corridas por dia, das quais cinco devem ser oriundas da plataforma 99Food. Para eles, também haverá a construção de pontos de apoio localizados em regiões estratégicas no decorrer dos próximos anos.

Com relação ao último aspecto, a 99 destaca que os entregadores podem realizar tanto entregas de pedidos quanto transporte de pessoas (via 99Moto, onde esse serviço está disponível), o que favorece os aspectos da produtividade e da remuneração.

Para chamar a atenção dos consumidores, a 99Food promete não trabalhar com taxas obscuras e, ao oferecer isenções para os estabelecimentos, destaca que refeições e afins tendem a ser oferecidos com valores mais em conta em relação a outras plataformas.

Também haverá promoções ou descontos para os clientes, é claro. Nesta fase inicial, cada usuário receberá cinco cupons cujos valores somam R$ 99 em descontos para entregas.

Parceria com a Abrasel (associação de restaurantes)

A retomada das operações da 99Food é baseada em uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Atuando em conjunto, ambos os lados planejam uma série de medidas para tornar a parceria com a 99Food viável para restaurantes e demais estabelecimentos.

Entre essas medidas estão a realização de pesquisas de mercado e a criação de programas de capacitação para parceiros.

Quais são os próximos passos da 99Food?

Somente em 2025, a 99 promete investir R$ 500 milhões nas operações da 99Food em São Paulo. Mas a companhia quer expandir o alcance da plataforma para outras regiões, é claro. A intenção é alcançar a marca de 100 cidades atendidas até 2026.

Por ora, quem está em São Paulo e região metropolitana (municípios no entorno da capital) já pode usar o serviço de entregas a partir do aplicativo da 99. A região já conta com 20.000 estabelecimentos cadastrados. O app está disponível para Android e iPhone.

As operações em Goiânia também continuam.

99Food chega a São Paulo e oficializa retorno das operações