Empresas brasileiras estarão presentes em feira voltada a produtos e serviços halal em Kuala Lumpur em setembro. Escritório malaio Matrade São Paulo afirma que presença reflete crescente adoção dos padrões halal pelo Brasil. Ainda há vagas para participar.
Da Redação (*)
Brasília – O Brasil estará presente na 21ª Feira Internacional Halal da Malásia (Mihas 2025), que ocorre de 17 a 20 de setembro no Centro Internacional de Comércio e Exposições da Malásia (Mitec), na capital Kuala Lumpur. O Escritório Comercial da Embaixada da Malásia em São Paulo (Matrade São Paulo) divulgou informações sobre a feira, ressaltando o seu tamanho e a participação brasileira.
De acordo com o escritório, a Mihas é organizada pela Corporação de Desenvolvimento do Comércio Exterior da Malásia (Matrade) e reconhecida como o maior marketplace de produtos e serviços com certificação halal e valor agregado do mundo, reunindo compradores e vendedores de mais de 90 países.
As empresas brasileiras participam da Mihas como expositoras. O Matrade São Paulo destaca que neste ano elas estarão também no Programa Internacional de Sourcing (INSP) da feira, uma plataforma de negócios que abrange mais de 14 clusters industriais, desde alimentos e bebidas, embalagens até tecnologias de produção e logística.
Mihas, onde está o futuro do halal
De acordo com a Matrade São Paulo, a presença reflete a crescente adoção dos padrões halal pelo Brasil, impulsionada por maior demanda por garantia de qualidade, rastreabilidade de produtos e fornecimento sustentável. A participação brasileira é organizada pelo Projeto Halal do Brasil, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Ainda há vagas para empresas brasileiras interessadas em participar.
“A Mihas é para onde o mundo vai para testemunhar o futuro do halal – um futuro construído com confiança, inovação e qualidade inquestionável”, disse o comissário de Comércio da Matrade São Paulo, Amirul Azman Ahmad, no material divulgado. De acordo com ele, a Mihas abre portas para novas oportunidades e fortes parcerias. “Convidamos mais empresas brasileiras a se juntarem a esse movimento e vivenciarem em primeira mão como a Malásia está liderando a economia global halal”, falou.
A Matrade São Paulo afirma que trabalha com organizações influentes no mercado halal do Brasil, como as certificadoras CDIAL Halal e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, para aumentar a conscientização, criar vínculos comerciais e conectar exportadores e importadores brasileiros com o ecossistema halal da Malásia.
A edição de 2024 da Mihas movimentou 4,3 bilhões de RM (equivalentes a US$ 1,01 bilhão pela conversão atual) e atraiu mais de 43 mil visitantes. Neste ano, com o tema “Auge da Excelência Halal”, a feira tem expectativa de gerar 4,5 bilhões de RM em negócios (US$ 1,06 bilhão). Além de movimentar alto volume de compras e vendas, a mostra aponta tendências globais de consumo halal.
Serviço:
21ª Feira Internacional Halal da Malásia (Mihas 2025)
De 17 a 20 de setembro de 2025
Centro Internacional de Comércio e Exposições da Malásia (Mitec)
Kuala Lumpur, Malásia
Mais informações sobre a Mihas no site da feira
Consultas sobre a indústria brasileira com a Matrade São Paulo – saopaulo@matrade.gov.my
Para participar da Mihas com o Projeto Halal do Brasil – comercial@ccab.org.br
(*) Com informações da ANBA
O post Brasil estará na feira Mihas, da Malásia, maior marketplace do mundo de produtos e serviços com certificação halal apareceu primeiro em Comex do Brasil.