Precisa revisar o conteúdo de uma prova? O ChatGPT pode te ajudar com o método socrático. No modo “Estudar e Aprender” e com um simples prompt de texto, a Inteligência Artificial inverte os papéis e passa a fazer perguntas sobre um tema da sua escolha.
- ChatGPT ou NotebookLM: qual é melhor IA para estudos?
- 25 prompts do ChatGPT para aprender qualquer coisa
A seguir, confira:
- Como usar o método socrático no ChatGPT?
- O que é e como funciona o método socrático?
- Para quais estudantes o método socrático é indicado?
- E quando esse método não é recomendado?
Como usar o método socrático no ChatGPT?
Veja como usar o método socrático para estudar no ChatGPT:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Acesse o ChatGPT;
- Abra uma nova conversa com a IA para não interferir o fluxo de chats anteriores;
- Ative o modo “Estudar e Aprender” do ChatGPT, se estiver disponível;
- Envie o prompt: “Ative o método socrático de estudo”;
- Informe o assunto que deseja estudar;
- Responda às perguntas feitas pela IA.
ChatGPT tem modo “Estudar e Aprender” para facilitar o estudo na plataforma. (Imagem: Captura de tela/Viviane França/Canaltech)
Exemplo de uso
Testamos o método socrático com o ChatGPT. Confira como foi a interação:
- Canaltech: “Ative o método socrático de estudo”
- ChatGPT: “Claro — vamos entrar no modo socrático. Isso significa que, em vez de eu simplesmente entregar respostas prontas, vou te fazer perguntas guiadas para que você mesma descubra e construa o raciocínio. Sobre qual tema ou assunto você quer aplicar o método socrático hoje?”
- Canaltech: “Inteligência Artificial”
- ChatGPT: “Se você tivesse que explicar para alguém o que é Inteligência Artificial sem usar termos técnicos, como você descreveria?”
- Canaltech: “A Inteligência Artificial é uma tecnologia capaz de simular a inteligência humana”
- ChatGPT: “Se a IA simula inteligência humana, o que você acha que diferencia simular de ter realmente inteligência? Será que uma IA entende o que faz ou apenas segue padrões?”
E assim a conversa continua, com a IA fazendo perguntas sobre o tema e questionando suas afirmações para estimular a reflexão.
O que é e como funciona o método socrático?
O método socrático usa perguntas feitas de forma gradual para levar a pessoa a pensar sobre o que sabe, identificar possíveis contradições e chegar às próprias conclusões. Em vez de dar respostas prontas, ele estimula a reflexão e o aprendizado por meio do diálogo.
Essa abordagem de ensino tem duas etapas: ironia e maiêutica:
- Ironia: por meio de perguntas, o objetivo é levar a pessoa a perceber que seu conhecimento sobre determinado assunto pode ter lacunas ou contradições;
- Maiêutica: partindo das dúvidas levantadas na primeira etapa, novas perguntas ajudam a “trazer à luz” o conhecimento que já existe dentro da pessoa, mas ainda não estava claro.
Vale lembrar, no entanto, que o ChatGPT possui limites diários de uso e enviar mensagens continuamente nesse tipo de interação pode rapidamente atingir o teto de uso da plataforma. Por exemplo, usuários do plano gratuito podem enviar até 10 mensagens a cada 5 horas no GPT-5.
Para quais estudantes o método socrático é indicado?
O método socrático é indicado para estudantes com conhecimento sobre o assunto abordado, sendo ideal para revisar conteúdos, consolidar aprendizados e explorar diferentes perspectivas sobre um tema.
E quando esse método não é recomendado?
Caso o aluno seja iniciante, a abordagem tende a não trazer tantos resultados e até pode ser frustrante, já que o método coloca o estudante como protagonista do diálogo e depende de suas respostas para que a conversa continue.
Também não é recomendado para quem deseja respostas rápidas e diretas. Nesses casos, a melhor opção é usar a abordagem comum de pergunta e resposta do ChatGPT.
Confira também:
- 16 prompts do ChatGPT para estudar matemática
- O que os brasileiros mais fazem no ChatGPT? Veja os principais usos da IA
- Como o chatGPT trata assuntos pesados? Nós testamos e essas foram as respostas
VÍDEO: IP48 vs. IP68: Qual a real diferença na proteção de poeira e água nos celulares comuns e dobráveis?
Leia a matéria no Canaltech.