O Flash é conhecido como o Homem Mais Rápido do Universo DC, capaz de deixar o Superman comendo poeira, atravessar dimensões e até viajar no tempo. Mas, ao que tudo indica, Barry Allen ainda não atingiu todo o seu potencial, e a própria DC Comics acaba de confirmar que existe um nível de velocidade que o herói ainda não alcançou.
- Flash enfrenta desafio curiosamente banal e perigoso para voltar a correr
- Flash tem uma habilidade subestimada que é um verdadeiro debulho
A revelação veio no inesperado crossover DC x Sonic the Hedgehog, lançado recentemente. Na trama, o Velocista Escarlate encontra ninguém menos que Sonic, o ouriço azul da SEGA, para uma improvável corrida contra o tempo e Darkseid.
Durante o encontro, o Flash se gaba de conseguir se mover dentro de um picosegundo (um trilionésimo de segundo). Mas Sonic responde com ironia: “Ah, sua velocidade ainda pode ser medida? Que fofo”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que começa como uma provocação competitiva logo ganha peso de revelação: o ouriço azul demonstra um nível de velocidade que não só supera o Flash, como também deixa seu maior rival, o Flash Reverso, totalmente incapaz de acompanhar seus movimentos.

Nos quadrinhos, o Flash já foi descrito como capaz de perceber eventos que duram menos que um attosegundo (um quintilionésimo de segundo) — ou seja, um tempo quase impossível de imaginar. Isso o coloca acima da compreensão de praticamente qualquer ser. Ainda assim, em DC x Sonic, vemos que o herói da SEGA simplesmente não precisa seguir as mesmas regras físicas.
Mas calma, Barry continua sendo o Homem Mais Rápido do Universo
Enquanto Barry Allen atua em um universo “mais realista”, no qual mesmo os superpoderes seguem certas leis, Sonic vem de uma realidade de desenho animado, onde os limites podem ser quebrados sem explicação científica.
Ou seja, embora o ouriço azul ganhe vantagem, ele também possivelmente pode ser penalizado quando precisar que suas ações resultem em reações ou consequências do mundo real. Por exemplo: e se em uma aventura Sonic precisar de uma medida exata de sua velocidade em uma ocasião em que acima ou abaixo desse valor possam trazer algum perigo? Como explicar de forma verossímil os números de sua aceleração sendo que o próprio ouriço azul diz que sua corrida pode ser mensurada? A medição científica real também não seria capaz de calcular com precisão.

Mesmo com sua velocidade absurda — capaz de salvar centenas de milhares de pessoas em segundos e alterar o próprio tempo —, Flash parece ter atingido um teto mensurável dentro das regras do Universo DC. Já Sonic, por sua natureza de “realidade alternativa”, é livre para ultrapassar qualquer marca conhecida.
E, no final das contas, podemos até dizer que Sonic é mais rápido, mas, neste caso, Flash não precisa ser mais veloz, e sim mais poderoso, já que ele usa sua habilidade de diversas maneiras que um o ouriço azul talvez jamais sonhe como realizar, ainda mais fora de seus domínios cartunescos e lúdicos.
Leia mais:
- Flash é tão rápido que sua velocidade o torna imune a um superpoder
- Flash tem novo poder que humilha toda a Liga da Justiça combinada
- Flash confirma sua maior fraqueza em HQ que a DC deixa isso bem claro
Leia a matéria no Canaltech.