O Sega Saturn é considerado por muitos como um dos responsáveis pela derrocada da SEGA como fabricante de consoles. De fato, o hardware de quinta geração da dona do Sonic teve um desempenho fraco contra o PlayStation e o Nintendo 64, embora tenha sido um sucesso no Japão. Mesmo com suas falhas na disputa pelo mercado global, o Saturn recebeu muitos jogos que, até hoje, são motivo de nostalgia.
Muitos dos lançamentos do Sega Saturn eram, na verdade, ports de jogos de arcade, setor no qual a SEGA manteve forte presença por décadas. O console foi lançado na geração em que os jogos 3D eram uma novidade, o que representava uma responsabilidade dobrada para a empresa em trazer títulos de qualidade.
Pensando em todo esse legado e apesar de seu relativo fracasso, listamos aqui 10 jogos definitivos do Sega Saturn.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Shining Force III
Lançado no fim de 1997, Shining Force III foi o primeiro jogo 3D da série. Apesar da mudança gráfica e de um novo sistema de amizade, o RPG manteve sua base de jogabilidade intocada, incluindo o sistema de pedra, papel e tesoura e os efeitos de terreno.

O título foi planejado para ser lançado em três episódios, e por isso, no Japão, o RPG é conhecido como Shining Force III: Scenario 1. No Ocidente, apenas esse primeiro episódio foi lançado, mantendo o nome Shining Force III. Os outros dois nunca chegaram ao mercado ocidental.
9. Dragon Force
Saindo do gênero RPG para o RTS, Dragon Force, desenvolvido pelo estúdio J-Force, chamou muita atenção por seu nível técnico e gráfico de cair o queixo, com animações bem-feitas e vários personagens na tela. O Sega Saturn também era conhecido por sua complexidade, característica que este RTS explorou ao máximo.

Uma história curiosa sobre o desenvolvimento de Dragon Force revela que a J-Force, fundada em 1990, se envolveu em tantos projetos simultâneos que acabou enfrentando atrasos e problemas financeiros. Em 1994, o estúdio faliu logo após seu fundador, Masahiro Akishino, desaparecer completamente. O jogo foi finalizado internamente pela SEGA, e o paradeiro de Akishino permanece um mistério até hoje.
8. Daytona USA
Daytona USA é um dos muitos exemplos de jogos de arcade que fizeram sucesso no Saturn. Apesar da taxa de quadros e da renderização inferiores, além da falta de um modo multiplayer, o jogo teve um bom desempenho por manter sua jogabilidade divertida e seu estilo arcade desafiador no console de mesa da SEGA.

Um fator que ajudou na popularização de Daytona USA foi o fato de ser um dos títulos de lançamento do Sega Saturn, ao lado de Virtua Fighter e Panzer Dragoon. Posteriormente, a SEGA lançou uma edição especial do jogo de corrida, a Daytona USA: Championship Circuit Edition, que corrigia problemas gráficos e adicionava mais pistas, carros e modos.
7. Sega Rally Championship
Outro jogo de corrida portado dos arcades para o Sega Saturn foi Sega Rally Championship, o principal título a levar a ação dos ralis para os jogadores da época. Apesar de uma pequena queda na resolução, o jogo recebeu um port melhor que o de Daytona USA para o console da SEGA, mantendo sua taxa de quadros em 30 FPS de forma estável.

Sega Rally Championship impressionava por seus gráficos 3D, considerados realistas à época, com quatro pistas detalhadas em diferentes cenários, além de incentivar o jogador a repetir as corridas para melhorar seus tempos.
6. Guardian Heroes
Os anos 90 foram marcados por excelentes jogos de beat ‘em up, inclusive no Saturn. Um dos que podemos destacar é Guardian Heroes, lançado em 1996 e desenvolvido pela Treasure — produtora de pérolas como Gunstar Heroes e importante para o gênero shoot ‘em up, com títulos como Radiant Silvergun e Ikaruga.

O jogo incorporava elementos de RPG, como níveis, experiência e atributos, que podiam ser distribuídos pelo jogador. Outro destaque é seu sistema de escolhas, que leva a uma narrativa ramificada, além de uma mecânica de carma. Guardian Heroes foi relançado posteriormente para Xbox 360 e Xbox One.
5. Panzer Dragoon Saga
A franquia Panzer Dragoon fez um verdadeiro estrondo no Sega Saturn. A série ficou marcada no console de quinta geração da SEGA pela exploração totalmente em 3D. O destaque é Panzer Dragoon Saga, que marcou a transição da franquia de rail-shooter para RPG com elementos de shooter.

O jogo aborda uma narrativa mais pesada, com temas como guerra e imperialismo, mas seu principal mérito é, sem dúvida, o feito técnico alcançado no fim da vida do Sega Saturn, pouco antes da chegada do Dreamcast.
4. Street Fighter Alpha 3
Mesmo um ano após a chegada do Dreamcast, o Sega Saturn continuava respirando — e muito bem, diga-se de passagem. Em 1999, o console recebeu Street Fighter Alpha 3 exclusivamente no Japão, mercado onde o hardware fez grande sucesso.

Apesar do acesso limitado, a versão de Street Fighter Alpha 3 para o Saturn era quase idêntica à versão de arcade, o que a tornava muito superior ao port de PlayStation, elevando ainda mais a fama de robustez do console da SEGA frente aos rivais.
3. NiGHTS Into Dreams
Reconhecido frequentemente como ‘a cara’ do Sega Saturn, NiGHTS into Dreams foi desenvolvido pela Sonic Team e lançado em 1996. O jogo se destaca dos demais por suas mecânicas de voo, que proporcionam grande fluidez e liberdade aos jogadores.

NiGHTS também ficou marcado pelo primor gráfico e pela trilha sonora fantástica, que conferiam um charme único ao game. As fases consistiam em atravessar um certo número de argolas espalhadas pelo cenário, realizando rasantes e loopings no ar.
2. Radiant Silvergun
Com uma trilha sonora intensa composta por Hitoshi Sakimoto (Final Fantasy Tactics e Vagrant Story), Radiant Silvergun foi mais um feito incrível da Treasure, uma das desenvolvedoras mais importantes para o Sega Saturn.

O shoot ‘em up foi um dos jogos mais populares do gênero na época, trazendo três tipos de armas e um sistema de combos em cadeia. Outro fator de destaque é sua dificuldade elevada, assim como em Ikaruga, seu sucessor espiritual.
1. Virtua Fighter 2
Em 1995, um dos jogos mais importantes do Sega Saturn chegava ao console: Virtua Fighter 2. O game se tornou um dos pilares da SEGA no gênero de luta, marcado pela excelente conversão dos arcades. O port manteve a fluidez e a precisão dos fliperamas, algo essencial para o gênero. Assim como outros títulos da época, o uso do 3D também fez a diferença para Virtua Fighter 2.

O jogo de luta foi um dos mais vendidos do console, ajudando em sua popularização. O título também trazia um sistema de “pedra, papel e tesoura” nas lutas, adicionando um toque de estratégia à jogabilidade.
10 jogos que marcaram o Sega Saturn
Um dos motivos do fiasco do Sega Saturn foi a decisão ousada da SEGA de lançar o console de surpresa e de forma antecipada, com um preço US$ 100 mais caro que o do primeiro PlayStation. O acessório 32X também foi um fator que atrapalhou o lançamento do hardware. Apesar das falhas monumentais da SEGA nessa geração, o console de fato recebeu jogos que marcaram a história.
Relembre 10 jogos marcante que definiram o Sega Saturn:
- Virtua Fighter 2
- Radiant Silvergun
- NiGHTS Into Dreams
- Street Fighter Alpha 3
- Panzer Dragoon Saga
- Guardian Heroes
- Sega Rally Championship
- Daytona USA
- Dragon Force
- Shining Force III
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos que definiram o Mega Drive
- Quanto custaria um Mega Drive hoje, com a inflação?
- Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990?
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Leia a matéria no Canaltech.