10 franquias que deviam voltar no Switch 2

Tecnologia

Ainda que a Nintendo venha tratando melhor suas franquias nos últimos anos, algumas continuam presas a um passado longínquo. E, com a chegada do Switch 2, renasce a famigerada esperança de ver alguma delas voltando.

Se você sente falta de algum jogo antigo, existem grandes chances de vê-lo retornar nesta geração. Porém, quais deles são aguardados com a maior expectativa e que não dão as caras há algum tempo?

Hoje o Canaltech reúne 10 franquias que deviam voltar no Switch 2, tanto para relembrarmos alguns títulos clássicos da Nintendo quanto como um apelo para a Big N repensar com carinho aquilo que está nos privando.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Ice Climbers

Lançado originalmente em 1985 e lembrado apenas quando faltam personagens em Super Smash Bros, o jogo Ice Climbers poderia se aproveitar muito bem do poder do Switch 2 para fazer seu grande retorno.

Ele era um jogo de plataforma 2D side-scroller vertical, com os irmãos Popo e Nana subindo uma montanha para resgatar seus vegetais roubados. O título original tinha 32 cenários, o que entreteu milhares de pessoas ainda na época do Nintendinho

Imagem de Ice Climbers
Ice Climbers, com o perdão do trocadilho, está há muito tempo na geladeira (Imagem: Divulgação/Nintendo)

9. ARMS

Uma das maiores injustiças da Nintendo foi ter lançado ARMS no Nintendo Switch em 2017 e terem largado esta proposta de lado. Não vendeu bem? Temos de concordar, não vendeu. Porém, merecia uma segunda chance (assim como Splatoon teve) no Switch 2. 

O título usava os controles por movimento do Switch para lutar, algo similar ao que era visto por Punch-Out!, com personagens coloridos, uma ótima trilha sonora e um gameplay extremamente divertido. A Big N o deixou de lado, mas talvez a franquia engrenasse com uma nova experiência.

Imagem de ARMS
ARMS não fez muito sucesso, mas merecia uma nova chance no Switch 2 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

8. Custom Robo

Em um mundo onde Medabots se tornou um grande sucesso, é um crime a franquia Custom Robo ter sido jogada para o escanteio. A Nintendo bem que poderia surfar na onda de Armored Core e Daemon x Machina para recuperar o tempo perdido e trazer a franquia ao Switch 2. 

Você monta seu robô e confronta diversos outros personagens em arenas 3D — recebendo partes diferentes que podem compor sua build. Ainda que os embates sejam voltados à ação, ele é um grande RPG que se beneficiaria bastante do novo console híbrido para ressurgir das cinzas.

Imagem de Custom Robo
Montar robôs e botá-los para se enfrentar é um gênero que nunca morre (Imagem: Reprodução/Nintendo)

7. Elite Beat Agents

O público tem uma relação de amor e ódio com jogos rítmicos, mas não há uma pessoa que tenha jogado Elite Beat Agents no Nintendo DS que negue ter se divertido com a experiência. 

No game, você acompanha três agentes que resolvem problemas do cotidiano com muita dança e música de qualidade. Eles usavam a tela de toque, algo que está presente também no Switch 2 — além de poderem aprimorar a usabilidade com o mouse do Joy-Con 2. 

Imagem de Elite Beat Agents
Além de estilosos, eles resolvem qualquer problema com música (Imagem: Reprodução/Nintendo)

6. Eternal Darkness

A Nintendo nunca foi fã de jogos de terror, mas Eternal Darkness teria um bom espaço para ocupar na geração Switch 2. Ao menos tiraria a impressão que muitos ainda carregam de ser uma plataforma “family friendly”. 

A história acompanha quatro personagens em diferentes épocas ao longo de 2000 anos, que têm sua vida interligada ao enfrentar um mal ancestral. Com uma diversidade de caminhos e a mecânica Sanity Effects conquistou uma legião de fãs — porém, não garantiu a continuidade da franquia.

Imagem de Eternal Darkness
Eternal Darkness poderia botar o Switch 2 e a Nintendo no rumo do terror (Imagem: Reprodução/Nintendo)

5. Nintendogs

Cuidar de cães fofos e carismáticos é algo que nunca sai de moda, mas por alguma razão a Nintendo matou e enterrou seus jogos Nintendogs em seus consoles portáteis. Ou seja, você não os viu no Switch e torcemos para que isso não se repita no Switch 2.

Através da tela de toque do Nintendo DS, os jogadores podiam interagir, brincar e ter um momento de relaxamento com seus queridos pets virtuais. Isso ajudou a criar uma grande comunidade de jogadores casuais, que hoje têm em mãos apenas o sentimento de saudades. 

Imagem de Nintendogs
Nintendogs é uma franquia sinônimo de fofura e carisma (Imagem: Reprodução/Nintendo)

4. Kid Icarus

Em um movimento surpreendente, a Nintendo trouxe de volta Kid Icarus no Nintendo 3DS com uma aventura divertida e cheia de frenesi. Com Pit, os jogadores viram um rail shooter sólido e dinâmico com várias fases coloridas e até mesmo a promessa de que não seria a última vez que o veríamos.

Pois é, exceto por Super Smash Bros, Kid Icarus: Uprising foi a última vez que vimos Pit e Palutena em ação. Se passaram 13 anos e não há qualquer sinal destes personagens ou de seu universo — que pulou o primeiro Switch e poderia muito bem voltar no Switch 2.

Imagem de Kid Icarus
A Nintendo prometeu trazer Pit de volta, mas cadê? (Imagem: Divulgação/Nintendo)

3. F-Zero

Um pedido muito antigo dos fãs, a franquia F-Zero merecia um glorioso retorno. É inegável que a mistura de corrida, explosões, ambientes futuristas e pistas alucinantes conquistaram o público, mas a Nintendo continua mantendo a franquia fora dos consoles de mesa desde o Game Cube.

E não, caros leitores, não é a mesma coisa vê-lo no Nintendo Switch Online ou através do battle royale F-Zero 99. Captain Falcon e seus adversários mereciam muito mais do que isso e vê-lo no Switch 2 é a esperança de muita gente. 

Imagem de F-Zero
F-Zero continua com uma base colossal de fãs até hoje (Imagem: Reprodução/Nintendo)

2. Earthbound

Ainda que muitos fãs queiram o retorno de Earthbound (também conhecido como Mother), há dois grandes entraves: a própria Nintendo e o criador da franquia, Shigesato Itoi. Nenhum dos dois parece estar inclinado a se mover para o seu retorno e sua indiferença só causa tristeza no coração da galera.

Ainda que seja muito improvável o retorno da linha ao Switch 2, pelo menos o público não está de mãos vazias. Diversos estúdios e desenvolvedores independentes usam seu trabalho de inspiração para atender ao chamado do público — como é o caso de Eastward. 

Imagem de Earthbound
Earthbound merecia voltar, mesmo com seus responsáveis sendo contrários à ideia (Imagem: Divulgação/Nintendo)

1. Star Fox

De todas as franquias da Nintendo, a que menos se beneficiou com o tempo foi Star Fox. Com jogos cancelados, lançados em plataformas que tiveram fracasso comercial (como o Wii U) entre outras, eles guardam até hoje um potencial colossal que não foi trazido à tona nas últimas décadas.

E o Switch 2 tem tudo para abraçar Fox McCloud: controles por movimento, console com giroscópio, uso de mouse via Joy-Con 2, poder de processamento para apresentar uma melhor representação do espaço, além de poder gráfico e DLSS para fazer isso de forma bonita. E por qual razão eles desperdiçam essa oportunidade? Só os executivos da Nintendo sabem.

Imagem de Star Fox
Star Fox é um das franquias menos favorecidas pela Big N (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Franquias que a Nintendo abandonou?

Vale notar que a Nintendo poderia trazer diversas franquias esquecidas no Switch 2, levando em consideração que deixar experiências para trás é o que ela tem feito de melhor.

Pokémon Stadium, Golden Sun, Wario Land, Punch-Out! e centenas de outros estão nesse limbo e seriam muito bem-recebidos pelos fãs se voltassem.  Entre as 10 franquias mais queríamos ver de volta no novo console híbrido, temos:

  1. Star Fox
  2. Earthbound
  3. F-Zero
  4. Kid Icarus
  5. Nintendogs
  6. Eternal Darkness
  7. Elite Beat Agents
  8. Custom Robo
  9. ARMS
  10. Ice Climbers

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.