Nesta segunda-feira (18), a Audi apresentou oficialmente no Brasil o A6 Sportback e-tron, mais novo modelo elétrico da marca, que estreia com a importante chancela de ser o primeiro carro com tração traseira à venda no mercado brasileiro.
Equipado com a nova Plataforma Elétrica Premium (PPE), o A6 e-tron faz parte da nova nomenclatura da fabricante, que separa os modelos elétricos em números pares e os a combustão em números ímpares.
O modelo chega ao Brasil pela bagatela de R$ 649.990, com objetivo de brigar no mercado de carros elétricos de luxo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Como é o novo Audi A6 Sportback e-tron
Equipado com apenas um motor elétrico, o A6 e-tron entrega até 367 cv de potência, além de um torque 57,6 kgfm. Esse conjunto é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,4 segundo, mesmo pesando 2.470 kg.
Há dois grandes responsáveis por isso, além da motorização. Me refiro ao coeficiente aerodinâmico de 0,21 cd, o menor da história do Grupo Volkswagen, e a tração traseira, inédita entre os carros da Audi à venda no Brasil.

Sob a carroceria, há uma bateria de 100 kWh de capacidade, que oferece autonomia de 445 km, de acordo com o Inmetro. A recarga suporta carregadores rápidos de até 270 kW, podendo ir de 10% a 80% em cerca de 21 minutos.
O A6 e-tron incorpora a nova linguagem de design da Audi, com silhuetas mais destacadas, faróis ainda mais afilados e detalhes em preto brilhante. Vale destacar aqui também as rodas diamantadas de 21 polegadas e o emblema iluminado na traseira, também inédito no Brasil.

A cabine traz o conjunto de telas já visto na nova geração do A5 sedan, com um painel de instrumentos digital de 11,9” e uma central multimídia de 14,5”. Há ainda uma tela para o passageiro de 10,9” e um head-up display.
A iluminação interna merece destaque, assim como os conjunto de 16 alto-falantes assinados pela Bang & Olufsen. Os retrovisores, ao invés de espelhos, foram substituídos por câmeras externas, algo já visto em outros veículos da marca no Brasil.
O sistema de segurança do novo Audi A6 Sportback e-tron também é muito completo, e conta com câmera 360°, piloto automático adaptativo (ACC), assistente de manutenção de faixa, nove airbags e mais.

Audi A5 apresentado novamente
A marca também aproveitou o lançamento do Audi A6 Sportback e-tron para mostrar novamente a nova geração do Audi A5, que já estava em pré-venda no Brasil por R$ 379.990 e manteve esse valor na tabela oficial.

O novo Audi A5 não foi lançado somente para substituir seu antecessor, mas também para tomar o lugar do A4 sedan, que também fará parte somente do portfólio elétrico da fabricante alemã em um futuro breve.
Montado sobre a nova plataforma PPC (Premium Platform Combustion), o A5 vem equipado com motor 2.0 turbo — sem nenhum tipo de eletrificação — que rende até 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. São 68 cv a mais que o modelo anterior.

O sedan também está ainda maior, com comprimento na casa dos 4,83 m e entre-eixos enorme, de 2,89 m.
Disponível apenas em uma única versão no Brasil, o modelo também recebeu algumas novidades visuais, abraçando a nova linguagem visual da fabricante alemã.

O destaque principal fica para o conjunto óptico dianteiro, que teve faróis redesenhados e afilados. Há também novos recortes e linhas bem demarcadas na carroceria, além de lanternas traseiras interligadas.
O conjunto de telas, como já é de conhecimento, conta com uma central multimídia de 14,5” e um quadro de instrumentos digital 11,9”. O volante é novo e tem base achatada e o porta-malas conta com capacidade de 417 litros.

Leia também:
- Jeep Commander 2026 chega com preço no chão e novas tecnologias
-
“Efeito Tera” provoca fila de espera e impulsiona vendas de Nivus e T-Cross
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos
Leia a matéria no Canaltech.