Brasil inaugura ia.br e mais três categorias de domínio

Tecnologia
Resumo
  • O NIC.br lançou quatro categorias de domínio .br: api.br, ia.br, social.br e xyz.br.
  • O registro não terá restrições para CPF e CNPJ. A compra ocorrerá via o Registro.br ou provedores credenciados.
  • O registro começa em 01/09/2025 às 15h (horário de Brasília).

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pela gestão dos domínios .br, anunciou nesta segunda-feira (18/08) o lançamento de quatro novas categorias de registro. A partir do dia 1º de setembro de 2025, às 15h (horário de Brasília), pessoas e empresas poderão registrar endereços com as terminações: api.br, ia.br, social.br e xyz.br.

Segundo as informações do NIC.br, não haverá restrições para o registro de domínios nessas novas categorias. Tanto pessoas físicas (com CPF) quanto jurídicas (com CNPJ) poderão adquirir os endereços diretamente pelo serviço Registro.br ou de provedores de hospedagem credenciados.

O que são e para que servem os novos domínios .br?

As novas categorias foram divididas em dois grupos: Tecnologia e Genéricos. O primeiro conjunto inclui api.br, destinado a projetos de Interfaces de Programação de Aplicações, e ia.br, voltado para o campo da Inteligência Artificial. O segundo grupo é composto por social.br, direcionado a redes sociais e comunidades online, e xyz.br, uma opção de uso diverso e sem tema específico.

A liberação representa uma ampliação significativa no portfólio de domínios .br, que já conta com mais de 130 opções, incluindo os já conhecidos: .com.br, .org.br e .gov.br. Ela atende diretamente uma demanda de desenvolvedores, startups e empresas de tecnologia que buscam endereços mais específicos para seus produtos e serviços.

A categoria xyz.br segue uma tendência global de oferecer domínios genéricos e curtos. Ela funciona como uma alternativa versátil para qualquer tipo de projeto, pessoal ou comercial, especialmente quando o nome desejado já está registrado em terminações mais tradicionais, como o .com.br.

A novidade também permite a criação de endereços curtos e mais fáceis de memorizar, que comunicam imediatamente o propósito de um site, sem a necessidade de recorrer a nomes mais longos ou menos intuitivos.

O que é um domínio?

Um domínio funciona como um endereço exclusivo para um site ou serviço. É o nome amigável e fácil de memorizar que os usuários digitam no navegador para acessar uma página, como correios.com.br. A estrutura de um domínio é hierárquica. A parte final, o .br, é chamada de Domínio de Topo (TLD, ou Top-Level Domain). No caso do Brasil, ele é um código de país (ou ccTLD).

As novas categorias, como ia.br e social.br, são Domínios de Segundo Nível (SLD, ou Second-Level Domain) e funcionam como subdivisões temáticas dentro do .br. O nome escolhido pelo usuário (“meuprojeto”, por exemplo) será combinado com a categoria, formando o endereço completo: meuprojeto.ia.br.

Brasil inaugura ia.br e mais três categorias de domínio