A SpaceX confirmou que o décimo teste de voo da nave Starship vai acontecer no próximo domingo (24). A previsão é de que o lançamento ocorra a partir das 20h30 (horário de Brasília), na Starbase, localizada no estado do Texas (EUA).
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
- Elon Musk promete assumir mais riscos após sexta falha do foguete Starship
A confirmação da empresa vem após seu CEO, Elon Musk, afirmar em meados de julho que um novo teste deveria ocorrer já em agosto.
O décimo teste da poderosa nave espacial será realizado após a explosão de um protótipo da Starship durante uma tentativa de decolagem no dia 18 de junho. Na ocasião, o veículo virou uma bola de fogo, na que foi a terceira explosão consecutiva registrada em 2025.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
De acordo com a SpaceX, foram conduzidas investigações após o incidente, que resultaram em alterações de hardware e de operação para aumentar a confiabilidade do veículo.
The tenth flight test of Starship is preparing to launch as soon as Sunday, August 24 → https://t.co/UIwbeGoo2B pic.twitter.com/j0YKKgAxAV
— SpaceX (@SpaceX) August 15, 2025
Propulsor Super Heavy
A empresa ressaltou que o próximo voo terá como um dos principais objetivos a expansão dos testes e da operação do propulsor Super Heavy — incluindo avaliações relacionadas à queima de combustível.
“O propulsor neste teste de voo está realizando vários experimentos para coletar dados de desempenho em condições reais, considerando perfis de voo futuros e cenários fora do padrão. O Super Heavy executará esses experimentos enquanto estiver em trajetória para um ponto de pouso em alto-mar, no Golfo do México, e não retornará ao local de lançamento para aterrissagem”, informou a companhia.
Outros objetivos do décimo teste incluem o primeiro lançamento de carga útil da Starship e experimentos de reentrada, com foco no retorno do estágio superior do foguete à Starbase.
“O estágio superior da Starship terá como alvo múltiplos objetivos no espaço, incluindo a implantação de oito simuladores Starlink, de tamanho semelhante aos satélites de próxima geração. Os simuladores estarão na mesma trajetória suborbital da Starship e deverão ser desativados após a reentrada na atmosfera”, acrescentou a empresa.

Características da Starship
Projetada para fazer parte da missão de Elon Musk de viabilizar a vida humana em outros planetas — especialmente em Marte —, a Starship é o maior e mais poderoso foguete já construído.
O veículo tem 123 metros de altura e capacidade para transportar até 150 toneladas de carga. Além disso, foi projetado para ser reutilizável e é considerado peça-chave também para o programa Artemis, da NASA, que pretende enviar novamente astronautas à Lua.
Leia mais:
- Eris não foi longe | 1º foguete orbital da Austrália falha em estreia histórica
- A SpaceX acaba de lançar bactérias causadoras de doenças na Estação Espacial
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Leia a matéria no Canaltech.