É FALSO que o celular atrai raios; perigo está em carregador e telefone fixo

Tecnologia

É FALSO que o celular atrai raios e que seu uso durante uma tempestade pode trazer riscos diretos. Esse temor costuma estar associado ao fato de os smartphones conterem metais em sua composição — materiais que são bons condutores de eletricidade.

De acordo com informações da Enel empresa que atua na distribuição de eletricidade — a presença de metal em dispositivos como celulares e outros telefones sem fio não atram descargas elétricas e não interferem no local onde um raio vai cair.

“O que atrai são pontos altos e isolados, como torres, árvores solitárias e prédios. Objetos de metal podem conduzir eletricidade se um raio atingir perto deles, mas não funcionam como um ‘ímã’ para descargas elétricas”, destaca a empresa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Riscos de carregador na tomada e telefone fixo

O perigo, no entanto, está em utilizar smartphones conectados à tomada durante uma tempestade com grande incidência de raios, bem como em usar um telefone com fio no momento da chuva forte. Em nenhum desses casos, contudo, há a “atração” de raios — o risco está na condução da energia.

“O risco existe ao usar telefones fixos, porque eles estão ligados a cabos que podem conduzir eletricidade se um raio atingir a rede. Já com celulares, o perigo só aparece se o aparelho estiver conectado ao carregador e este estiver ligado à tomada”, ressalta a Enel.

Fios conectados na tomada
Carregadores conectados na tomada podem ser danificados por descargas elétricas (Pexels/Markus Spiske)

A mesma preocupação vale para outros aparelhos elétricos, como televisores e computadores conectados diretamente à rede elétrica.

“Surtos de energia causados por raios podem danificar componentes eletrônicos, e um protetor contra surtos de tensão comum pouco fará para proteger o dispositivo — ou a pessoa que o utiliza — em caso de queda de raio”, informa o Serviço de Meteorologia dos Estados Unidos.

Portanto, não é preciso se preocupar caso comece uma tempestade enquanto você fala no celular longe da tomada. O dispositivo não atrai descargas elétricas e, portanto, não oferece perigo nesse tipo de situação.

Leia mais:

VÍDEO | COMO PROTEGER SEUS ELETRÔNICOS DE QUEDAS DE ENERGIA/APAGÃO

 

Leia a matéria no Canaltech.