Criada por Roberto Gómez Bolaños, comediante conhecido como Chespirito, Chaves é uma sitcom mexicana que há mais de 50 anos faz sucesso no Brasil.
- IA distorce imagens nos episódios de Chaves e gera polêmica
- Chaves e Chapolin: veja quando estreiam as temporadas clássicas completas
Marco da cultura pop latina, o que explica sua proximidade com nossas vivências, o show é conhecido por seu humor pastelão e quase ingênuo, que conquistou diferentes gerações e nacionalidades quando foi exibido pela primeira vez em 1971 e continua fazendo o mesmo até os dias de hoje.
Transmitido originalmente pela Televisa como um quadro do programa Chespirito, Chaves se transformou em um programa independente em 1973 , fazendo tanto sucesso que durou ao todo sete temporadas e 312 episódios.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Um frisson que em 1984 o trouxe para o Brasil, onde foi exibido pelo SBT com exclusividade até 2010, em uma parceria lembrada até hoje com nostalgia por muitos brasileiros que cresceram assistindo ao seriado na emissora.

Elenco principal e personagens icônicos
Chamado no México de El Chavo del Ocho, Chaves conta a história do personagem-título, um garotinho órfão de oito anos que mora em uma vila onde se diverte com seus amigos Quico e Chiquinha, e deixa os adultos sempre malucos com suas travessuras.
Vivido pelo próprio Roberto Gómez Bolaños, que além de criador e produtor do show era também seu protagonista, o programa contava com um elenco fixo de atores que ficaram tão famosos quanto seus personagens, fossem interpretando as crianças ou os adultos da vila. São eles:
- Roberto Gómez Bolaños como Chaves, garoto órfão de oito anos que embora more no nº8 da vila, é sempre visto escondido em um barril;
- Carlos Villagrán como Quico, garoto mimado, criado pela mãe, que adora exibir seus brinquedos para as outras crianças da vila;
- María Antonieta de las Nieves como Chiquinha, garotinha esperta, que vive se metendo em travessuras, e leva uma vida bastante humilde com o pai;
- Florinda Meza como Dona Florinda, mãe um tanto arrogante de Quico, que superprotege o filho e despreza a “gentalha” de seus vizinhos;
- Ramón Valdés como Seu Madruga, pai “boa praça” de Chiquinha, que está sempre devendo o aluguel e correndo atrás de algum bico para sobreviver;
- Édgar Vivar como Senhor Barriga, dono da vila que sempre vai de cara fechada cobrar o aluguel dos moradores, embora no fundo tenha um bom coração;
- Rubén Aguirre como Professor Girafales, professor muito vaidoso e educado, que sempre está na vila devido ao seu relacionamento com Dona Florinda;
- Angelines Fernández como Dona Clotilde, mulher boa e solitária que mora na vila com seu gatinho Satanás e é chamada pelas crianças de Bruxa do 71.
Para saber mais detalhes sobre os personagens, confira na matéria a seguir a idade de cada um, segundo os roteiros.
Episódios inesquecíveis

Transmitido entre 1973 e 1980, Chaves teve episódios extremamente icônicos, que ficaram marcados na história do programa e são até hoje lembrados pelos fãs.
Um dos mais clássicos é Vamos Todos a Acapulco, aquele em que todos viajam para a cidade costeira do México após Chiquinha ganhar uma estadia com tudo pago para ela e o pai em um sorteio e os outros moradores decidirem aproveitar a deixa para também curtirem alguns dias no resort.
Chaves, que não tem dinheiro, é levado para a viagem pelo Seu Barriga, que sente pena do menino e decide pagar sua passagem para que ele também possa curtir os dias de descanso com os amigos.
Além desse, outros capítulos do programa como O despejo do Seu Madruga, em que Chiquinha e o pai são quase despejados após 15 meses de aluguel atrasado, e O Ladrão da Vila, em que vários objetos do cortiço somem e Chaves é injustamente acusado de ser o ladrão, também são considerados alguns dos mais inesquecíveis do sitcom.
Curiosidades de bastidores

Como todo programa de sucesso e muita longevidade, é comum que muitas curiosidades de bastidores ou da própria exibição de Chaves sejam de tempos em tempos redescobertas pelas novas gerações.
Algumas das mais interessantes estão relacionadas à trilha sonora do seriado, que tem uma música de abertura muito lembrada, mas que rendeu um processo à Televisa por ter sido utilizada sem a devida autorização de seu criador.
Além disso, a versão em português do tema de abertura – o clássico “Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves, todos atentos olhando pra TV” – guarda também uma particularidade, já que foi feito por ninguém menos do que Mário Lúcio de Freitas, dublador do personagem Godinez na atração.
Aliás, por falar em Godinez, muita gente também não sabe, mas o ator que originalmente deu vida ao personagem era ninguém menos do que Horacio Gómez Bolaños, irmão de Chespirito. Uma prova de que o talento do comediante era mesmo de família.
Frases que viraram bordões
Verdade seja dita: apesar de todos os personagens, cenários e figurinos icônicos do seriado, Chaves, no entanto, não seria Chaves se não tivesse dezenas de frases e piadas icônicas que se tornaram conhecidas em todo o mundo.

Uma das características mais originais do show foi conseguir emplacar inúmeros, mas inúmeros mesmo bordões entre a audiência, ditos tanto pelos adultos quanto pelas crianças do show.
O próprio protagonista tinha um arsenal de expressões que sempre usava, e que iam desde “Foi sem querer querendo” até “Ninguém tem paciência comigo” e Tá bom, mas não se irrite”.
Além dessas, havia ainda o clássico “Cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!”, dita sempre por Quico, “Tinha que ser o Chaves mesmo!”, comumente proferida pelo Seu Madruga e até o “Taaaaa, taaaaa, taaaaa!”, esbravejado pelo Professor Girafales.
Conflitos e mudanças no elenco
Embora na frente das câmeras Chaves tenha sido apenas muita alegria e diversão, não é segredo para ninguém que nos bastidores do show as coisas nem sempre foram assim, com muitas brigas e confusões tendo ocorrido entre o elenco.
Uma das mais notórias diz respeito a briga entre Roberto Gómez Bolaños e Carlos Villagrán, já que o segundo, intérprete de Quico, alegava ter sido o responsável por criar os trejeitos e personalidade do garoto, tendo direito sobre o personagem e podendo usá-lo em sua carreira solo.

A briga se arrastou por anos nos bastidores do show, até Villagrán sair da atração, sendo seguido por Ramón Valdés, o Seu Madruga, que na época também já vinha se incomodando com as interferências cada vez mais constantes de Florinda Meza nos bastidores.
Segundo rumores, a atriz, intérprete de Dona Florinda, passou a opinar em decisões importantes do sitcom quando se casou com Bolaños, que havia recentemente se separado de sua primeira esposa após uma suposta traição com Florinda Meza.
O clima nos bastidores tornou-se bastante complicado com a situação, e, embora o programa ainda tenha sobrevivido alguns anos como um quadro do programa Chespirito (para onde voltou nos seus últimos anos de exibição), eventualmente Chaves chegou ao fim, e a briga de Bolaños e Villagrán se arrastou praticamente até a morte de Roberto.
Onde assistir atualmente
Amado por milhares de brasileiros e redescoberto por novas gerações desde que chegou ao streaming, Chaves tem uma importância cultural e um legado em nosso país que até mesmo programas tupiniquins quase nunca alcançaram.
Abordando temas cotidianos e que ainda hoje fazem parte da nossa vida, assim como há 50 anos, o show conseguiu criar um humor bastante identificável, que agrada exatamente pelo jeito exagerado e divertidamente simples. Não à toa, o programa tem fama de inspirar nostalgia entre o público, conseguindo tocar o coração de fãs que vão de crianças a idosos.

Para quem quer assistir ao sitcom, atualmente todos os episódios de Chaves estão disponíveis na Netflix e no Prime Video, além de 88 de seus capítulos também poderem ser vistos no Globoplay.
Na TV, o programa ainda é exibido pelo SBT aos domingos, às 9h30, enquanto o Multishow transmite Chaves de segunda à sexta-feira, às 10h30.
Leia também:
- Episódios de Chaves e Chapolin chegam ao Globoplay e ao Multishow
- 7 episódios de Chapolin que marcaram uma geração
- 7 vilões de Chapolin que roubaram a cena nos episódios
Leia a matéria no Canaltech.