Dia Mundial da Fotografia | Pesquisa revela que 63% dos fotógrafos já usam IA

Tecnologia

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto e, nesta data comemorativa, uma pesquisa revela que a inteligência artificial (IA) faz cada vez mais parte do cotidiano dos profissionais da área. O levantamento aponta que 63% dos fotógrafos brasileiros já utilizam recursos de IA em seu trabalho diário.

Realizada pela Aftershoot — ferramenta de IA que auxilia na seleção e edição de imagens — a pesquisa indica que 90% dos fotógrafos veem a redução do tempo gasto em tarefas como seleção e edição como a principal vantagem do uso da tecnologia.

Além disso, 80% destacam o aumento da produtividade como benefício, enquanto 79% apontam a diminuição do estresse e do burnout devido à agilidade e facilidade proporcionadas pela IA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para 85% dos fotógrafos que participaram da pesquisa, o principal recurso otimizado com o uso da IA é a edição das imagens. Já para 74%, a atividade mais beneficiada é a seleção das fotos.

“A Aftershoot foi criada para ser uma assistente de verdade. Desde o início, o foco sempre foi uma pergunta: como podemos oferecer o melhor suporte aos fotógrafos? Automatizamos tarefas repetitivas e que consomem tempo, mas jamais substituímos o olhar humano ou a visão criativa do profissional”, destaca Justin Benson, cofundador da Aftershoot.

Fotógrafo editando imagem
Fotógrafos destacam que edição e seleção de fotos são atividades mais beneficiadas por recursos de IA (Pexels/George Milton)

Debate sobre IA na fotografia

O levantamento também mostra que 25% dos entrevistados não têm preocupações ao utilizar a IA nas atividades cotidianas. No entanto, 48% ainda discutem possíveis impactos na autenticidade dos processos visuais.

Entre outros pontos de atenção citados estão o uso indevido da tecnologia, a criação e disseminação de deepfakes (48%) e a violação de direitos autorais (11%).

“A maior preocupação surge quando a IA começa a tomar conta da autoria e da identidade do fotógrafo. A ferramenta é apenas uma ferramenta — o artista precisa continuar sendo o autor”, pontua Júnior Barreto, fotógrafo de casamentos.

Leia também:

VÍDEO | COMO SABER SE CÂMERA DO CELULAR É BOA

Leia a matéria no Canaltech.