A Valve anunciou nesta segunda-feira (18) novas mudanças no sistema de análises do Steam. Com a atualização mais recente, usuários verão na plataforma uma média baseada em opiniões de outros com base em seu idioma nativo.
De acordo com a companhia, a alteração foi feita para atender cada território de forma melhor. Eles afirmam que a experiência do público pode variar, dependendo do lugar em que joga e do que ele tem em seu convívio — mesmo com o jogo sendo o mesmo em todo o planeta.
A Valve aponta que isso pode mostrar mais facilmente aos usuários que determinados games no Steam podem conter problemas de localização, referências culturais, conexão aos servidores e outros aspectos regionais. Desta forma, poderá ver mais facilmente quem sente dificuldades semelhantes às suas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo a declaração da companhia, a intenção é que os jogadores tenham ferramentas melhores em mãos para saber se algum título vale a pena ou não entre as pessoas que jogam no mesmo território.
“Com a atualização, a pontuação de análises mostrada para você de alguns jogos será calculada pelas análises escritas em sua língua. Esta decisão é parte de nosso esforço contínuo para garantir que as análises de usuários Steam estão ajudando os consumidores informados a tomarem decisões quando consideram a compra de uma nova experiência”, afirma a Valve.

A Valve também afirma que o usuário do Steam que quiser ver análises gerais, independentemente do seu idioma nativo, poderá alterar isso nas configurações da loja. Ainda que esteja habilitada como padrão, ao mudar ele mostrará novamente as críticas apresentadas pelos usuários no globo.
Mudanças no Steam não são para todos
A Valve afirmou que essa alteração terá certas condições para ser vista adequadamente. Só teremos análises regionais em títulos que possuem mais de 2.000 análises publicadas e ao menos 200 em apenas um idioma.
O patamar é ainda mais alto do que as 10 análises padrão por uma razão específica: a Valve quer ter uma confiança maior na pontuação baseada em cada país, antes de mostrar aos demais usuários.
“Manter a confiança no sistema é crucial para nós, então optamos por sermos o mais transparente possível. Para isso, construímos muitos recursos nas análises que podem ser habilitados e desabilitados, assim poderá acessá-las de formas distintas”, afirma a Valve.
Leia também no Canaltech:
- Half-Life 3 entra na fase final de desenvolvimento; aponta rumor
- Cavalo de Troia: jogo no Steam está espalhando vírus para o seu PC
- Na surdina: Valve pode estar trabalhando em um console de mesa
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.