Cansou de ler? Google Docs vai ditar documentos com ajuda de IA

Tecnologia

O Documentos Google (também chamado de Google Docs) ganhou uma opção para ler os arquivos em voz alta com a IA do Gemini. A Gigante das Buscas anunciou a novidade na segunda-feira (18), já disponível para assinantes de planos pagos do Workspace.

Ao escolher a opção, o editor de textos mostra uma barra de reprodução no canto inferior da tela para avançar ou retroceder o áudio. Também é possível mudar a velocidade de reprodução e escolher entre diferentes estilos de voz.

O Google Docs ainda permite que os autores do documento coloquem um atalho no arquivo para acessar o resultado convertido em áudio.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Google Docs ganhou opção para ditar textos (Imagem: Divulgação/Google)

Por que isso importa?

A novidade é interessante pela versatilidade. Ouvir o texto em voz alta é uma opção para quem precisa absorver uma informação enquanto faz outra coisa (algo comum entre amantes de podcast) ou até para facilitar a revisão dos rascunhos, encontrando possíveis erros que passam despercebidos na leitura. 

Além disso, a leitura feita com a IA do Gemini pode ser mais fluida do que em outras plataformas que convertem texto para áudio, como o próprio Google Tradutor

Vale lembrar que a empresa já tem recursos que transformam pesquisas em conversas feitas por inteligência artificial no NotebookLM e no próprio chatbot do Gemini. Ao contrário do que ocorre no Docs, essa função permite discutir o tema principal num podcast fictício entre dois personagens. 

Como usar a novidade

Para usá-la, basta seguir estes passos:

  1. Abra um documento;
  2. Selecione “Ferramentas”;
  3. Pressione “Áudio”.

Quem pode usar?

A novidade foi liberada para assinantes dos planos pagos do Google, o que inclui os níveis Business (Standard e Plus), Enterprise (Standard e Plus), Gemini Education, Gemini Business e Gemini Enterprise no Workspace.

Assinantes dos planos individuais Google One AI Pro e AI Ultra também ganham acesso à ferramenta.

Leia também:

VÍDEO: IAs que resumem documentos | Dicas

Leia a matéria no Canaltech.