O modo IA do Google chegará ao Brasil nas próximas semanas, informou o Google nesta quarta-feira (20). Alimentado pelo Gemini, o recurso “turbina” as pesquisas ao oferecer respostas mais completas e detalhadas, em vez de entrega uma lista de links como ocorre atualmente.
- Google lança ‘coach de IA’ para planejar exercícios e te ajudar a dormir melhor
- 5 ferramentas de IA do Google para agilizar a inovação nas empresas
A estimativa foi revelada após a empresa confirmar ao Canaltech que a estreia da função no Brasil era uma prioridade. Na ocasião, porém, o Google destacou que ainda era necessário atingir certos padrões de qualidade para liberar no país.
“Já estamos trabalhando para garantir que a qualidade do AI Mode em português seja boa o suficiente para habilitar o lançamento aqui no Brasil”, comentou o vice-presidente Global de Engenharia da Busca do Google, Bruno Pôssas, em junho.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Google, no entanto, não apontou uma data específica para o lançamento do recurso no Brasil.

Modo IA no Google
O modo IA foi anunciado no Google I/O 2025, em maio, e estava restrito aos Estados Unidos. Depois, a empresa começou a distribuir em outros países, como a Índia e Reino Unido.
Com a atualização, o Google aplica a experiência dos chatbots no seu buscador com a entrega de uma página com resultados detalhados, como ocorre no Gemini, ChatGPT e afins. As respostas são geradas com inteligência artificial e utilizam o modelo mais recente da empresa, o Gemini 2.5.
Por exemplo, ao pesquisar “qual é o melhor celular para comprar em 2025” no modo IA, a ferramenta vai montar uma lista de sugestões e comparações baseadas em diversos fatores.
Em nota enviada à reportagem, o Google pontua que a ferramenta também oferece links em destaque para conteúdos da web para quem deseja acessar mais informações.
“O Google descobriu que essas experiências levam as pessoas a visitar uma maior diversidade de sites e a passar mais tempo nos sites que acessam”, afirmou a empresa.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Como usar o Veo 3? IA do Google cria vídeos realistas
- Google AI Pro x AI Ultra: o que muda entre os planos?
- Cansou de ler? Google Docs vai ditar documentos com ajuda de IA
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.