Phison reconhece falha em SSDs causada por nova atualização do Windows 11

Tecnologia

Diferentes relatos sobre unidades de armazenamento deixando de funcionar depois de uma atualização recente do Windows 11 surgiram nesta semana. Enquanto a Microsoft não se pronuncia oficialmente sobre o problema, uma das fabricantes de controladores de SSDs, Phison, disse estar ciente da questão e que trabalha com parceiros em uma resolução.

Segundo a Phison, as atualizações do Windows 11, identificadas como KB5063878 e KB5062660, estão causando o problema em diferentes unidades de armazenamento.

“No momento, os controladores que podem ter sido afetados estão sendo analisados e estamos trabalhando com nossos parceiros. Continuaremos a fornecer atualizações e avisos aos parceiros que possam ter sido afetados, a fim de oferecer suporte e garantir qualquer correção aplicável”, disse a Phison ao Tom’s Hardware.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cuidado com escritas acima de 50 GB no Windows 11 atualizado

Diferentes testes comprovaram que os SSDs que precisam fazer escrita sequencial constante de cerca de 50 GB se tornam inacessíveis do nada, como se fossem desligados. Além disso, os controladores de SSDs sob 60% ou mais de workload apresentam falhas. Alguns modelos voltam a funcionar com a reinicialização do sistema, mas o problema volta em uma nova tentativa.

SSDs como o T-Force Z540 estão sujeitos a falha (Imagem: Sergio Oliveira/Canaltech)

Alguns outros modelos nem sequer voltam a ser reconhecidos pelo Windows 11 após sofrer com a falha. Ao que tudo indica, o problema acontece por conta de uma falha de comunicação entre o sistema operacional e o firmware do controlador de SSD. Não só os drives mais rápidos estão sofrendo com a falha, mas HDDs tradicionais também.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.