Star Wars revela qual arma Yoda usava depois de aposentar o sabre de luz

Tecnologia

Apesar de ser um dos maiores guerreiros a empunhar um sabre de luz em Star Wars, o Yoda terminou sua vida usando uma arma totalmente diferente. Depois de perder a batalha contra Darth Sidious em A Vingança dos Sith e se exilar em Dagobah, o Mestre Jedi fez um voto solene: nunca mais levantar o icônico artefato usado pelos Jedi. Isso não significava, porém, que havia desistido de lutar.

Atenção para spoilers de Star Wars: Age of Rebellion Special #1 — The Trial of Dagobah!

Na luta contra Palpatine em A Vingança dos Sith, Yoda perdeu um de seus sabres de luz, que acabou destruído em uma cerimônia oficial em Coruscant por Mas Amedda. Ainda assim, o Mestre Jedi levou outra arma para Dagobah, que nunca utilizou e eventualmente a passou para Luke Skywalker durante seu treinamento.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Yoda também deixou claro que jamais usaria um sabre de luz apenas “para encher a barriga” — ou seja, que não transformaria o artefato em um objeto para caça. Vale lembrar que, nas histórias do cânone expandido (agora chamado de Legends), o Mestre Zao incorporava seu sabre de luz em todos os aspectos da vida, até mesmo para cozinhar, criando sopas que refletiam a ligação do indivíduo com a Força.

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Na HQ Star Wars: Age of Rebellion Special #1 – The Trial of Dagobah, lançada recentemente, Yoda sai em busca de alimento e revela que, como forma de penitência pelo fracasso em salvar a Ordem Jedi, decidiu nunca mais usar um sabre de luz. Em seu lugar, treinou com arco e flecha para caçar a comida necessária para sobreviver.

Como esperado pelos fãs, Yoda rapidamente demonstrou ser mestre também nessa nova arte, abatendo sua presa com o primeiro disparo.

Sem sabre, mas ainda com a Força

Mesmo tendo abandonado o sabre de luz, Yoda jamais deixou de usar a Força. Em Dagobah, chegou a escapar de uma avalanche ao renovar sua conexão com o poder, pouco antes da chegada de Luke

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

O episódio mostra como o personagem separava sua dedicação à Força — que ele via como essência de sua existência — do compromisso com a Ordem Jedi, que abandonou em vergonha por seu fracasso.

Ainda que Yoda nunca mais tenha usado seu sabre de luz, a partir de agora é bem possível que os quadrinhos da Marvel explorem novas histórias em que ele demonstre sua habilidade com o arco e flecha em Dagobah, ampliando ainda mais sua mitologia dentro na Saga Skywalker.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.