GPT-5 mal chegou ao ChatGPT e OpenAI já prepara o GPT-6, relata Sam Altman

Tecnologia

O modelo GPT-5 tem poucas semanas de existência e um lançamento bem conturbado, mas a OpenAI já dedica esforços para construir o seu sucessor. O CEO da empresa, Sam Altman, confirmou que o eventual GPT-6 está em desenvolvimento e promete ser ainda mais personalizável.

De acordo com a emissora CNBC, Altman não estabeleceu uma data de lançamento, mas garantiu que não deve demorar tanto como no salto do GPT-4 para o GPT-5, que levou pouco mais de dois anos (e com outros modelos publicados no caminho). 

Sem mencionar a inteligência artificial geral (AGI), o CEO destacou que o objetivo do próximo salto de geração é tornar o ChatGPT ainda mais personalizado. O assistente precisaria se adaptar ao que os usuários pedem, espelhar gostos pessoais de cada indivíduo e lembrar preferências, rotinas e outros hábitos para elaborar respostas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

GPT-5 chegou em agosto, mas OpenAI já prepara sucessor (Imagem: Bruno De Blasi/Canaltech)

ChatGPT “isentão”

Em conversa com a imprensa, Altman confirmou que o ChatGPT vai atender a uma ordem executiva do governo dos Estados Unidos, assinada pelo presidente Donald Trump, que exige que ferramentas de IA usadas pelos órgãos governamentais sejam “ideologicamente neutros” e personalizáveis.

Segundo o CEO, o usuário deve ter o poder entre escolher deixar a IA com viés mais liberal ou conservador.

O que há de novo no GPT-5?

O novo modelo que abastece o ChatGPT está mais inteligente e personalizável. Um dos destaques é a opção de escolher entre quatro estilos diferentes de personalidade da IA, desde algo mais formal até algo mais cínico.

A OpenAI também promete menos alucinações (quando a IA inventa respostas) e trabalha com um seletor automático para entender quando o chatbot deve “raciocinar”. Apesar da popularidade, o lançamento do GPT-5 foi polêmico e até decepcionante para algumas pessoas

Leia também:

VÍDEO: como usar o ChatGPT no WhatsApp

Leia a matéria no Canaltech.