
Resumo
- Microsoft testa Copilot no Windows 11 para buscas de arquivos usando linguagem natural;
- A busca semântica, como é chamada, está disponível inicialmente no programa Windows Insider e requer computadores Copilot+;
- Novidade permite buscas de documentos e imagens quando o usuário não lembrar o nome desses arquivos.
Parece que a Microsoft está determinada a colocar inteligência artificial na maior variedade possível de recursos do Windows 11. Na abordagem mais recente, a companhia começou a testar uma “busca semântica” que permite ao usuário usar o Copilot para procurar arquivos via linguagem natural.
Na abordagem padrão, você deve informar o nome do arquivo no campo de pesquisa do Windows 11. Na nova, é possível fazer essa busca mesmo se você não souber ou não se lembrar do nome do arquivo. Para tanto, basta dar ao Copilot instruções com as características do documento ou da imagem que você procura.
A própria companhia dá um exemplo: você pode pedir para o Copilot “encontrar imagens de pontes ao pôr do sol no meu PC”. Outro: você pode instruir o Copilot a “encontrar o arquivo com a receita de tostada de frango”.
O Copilot fará a busca e, se encontrar arquivos que correspondem à instrução de pesquisa, permitirá que eles sejam abertos a partir da janela de conversação.
Para tanto, pode ser necessário ajustar as configurações do Copilot para permitir que a ferramenta acesse os arquivos armazenados em seu computador.
Outra observação: a nova função só funciona com formatos compatíveis com o Copilot. Entre eles estão arquivos do Microsoft 365 (Office), como DOCX e XLSX, além de formatos como PNG, JPEG, SVG, PDF, CSV, JSON e TXT.

Disponibilidade da busca semântica com Copilot
No momento, a busca semântica com Copilot está disponível apenas para participantes do programa Windows Insider. Além disso, a novidade funciona apenas em computadores do tipo Copilot+ (que contam com um processador com NPU de 40 TOPS ou mais, basicamente).
Essa não é a única novidade em teste. A Microsoft também anunciou uma nova tela inicial do Copilot para Windows 11. Nela, os arquivos abertos recentemente pelo usuário ficam em destaque em uma coluna à esquerda. Já as colunas do centro e da direita dão acesso rápido a aplicativos e a interações recentes com o Copilot.
Outra novidade, novamente em fase experimental, envolve planilhas: o Copilot agora pode ser acionado como uma função nativa do Excel.