China ficou desconectada da internet global por cerca de uma hora

Tecnologia
Resumo
  • China bloqueou temporariamente conexões HTTPS e ficou isolada da internet global por mais de uma hora.
  • Grande Firewall fechou a porta 443, levantando suspeitas de falha técnica ou erro de configuração.
  • Coincidência com queda de tráfego no Paquistão aumenta o mistério.

A China ficou desconectada da internet global por pouco mais de uma hora na quarta-feira (20/08). O país passou a bloquear todas as conexões com sites de fora do país.

O incidente foi detectado pelo grupo ativista Great Firewall Report, que monitora a censura na internet chinesa. De acordo com a organização, o Grande Firewall — como é chamado o conjunto de sistemas que controla as conexões com outros países — praticamente fechou a porta 443 do TCP, usado no tráfego HTTPS.

“Entre aproximadamente 0h34 e 1h48 (no horário de Pequim, UTC+8), o Grande Firewall da China (GFW) exibiu um comportamento anômalo, injetando pacotes TCP RST+ACK forjados para interromper todas as conexões na porta TCP 443”, explicou o Great Firewall Report.

O que é o Grande Firewall?

O Grande Firewall é o nome dado a um conjunto de ações e tecnologias empregadas pela China para controlar a internet em seu território. Esse nome é um jogo de palavras com Great Wall of China, como a Muralha da China é conhecida nos países de língua inglesa.

Apesar de não haver detalhes públicos, pesquisadores identificaram, ao longo dos anos, diversas táticas usadas pelo governo chinês para limitar o acesso a sites e censurar assuntos.

Entre elas, estão bloqueio de IPs, filtragem de URL, redirecionamento de DNS, inspeção de pacotes de dados, certificados SSL falsificados e ataques com pacotes TCP forjados. O episódio do dia 20 de agosto foi desse último tipo.

Por que a China se desconectou do resto do mundo?

O motivo para o incidente não está claro. Como observa o site The Register, esse tipo de bloqueio costuma acontecer quando o governo quer censurar eventos externos, mas não houve nenhum evento relevante acontecendo durante o período de desconexão.

Por isso, o Great Firewall Report acredita que o corte na internet teve motivos técnicos. O grupo escreve que o incidente pode ter sido causado por “um novo dispositivo no Grande Firewall ou um dispositivo conhecido operando em um estado novo ou desconfigurado”.

O Register lembra que não seria a primeira vez que o sistema de censura apresenta falhas ou vulnerabilidades. Autoridades americanas, inclusive, acreditam que os setores burocráticos responsáveis pelo Grande Firewall estão com orçamentos reduzidos.

A situação fica ainda mais intrigante porque o Paquistão passou por uma queda enorme no tráfego local horas antes do incidente envolvendo a porta 443 na China.

Não se sabe se há relação entre os eventos, mas participantes de um fórum sobre censura na internet apontam que o governo paquistanês estaria implementando sua própria versão do Grande Firewall. O uso de equipamentos chineses pode ser uma explicação para um mesmo bug nos dois países.

Com informações do Great Firewall Report e do Register

China ficou desconectada da internet global por cerca de uma hora