O que esperar de Hollow Knight: Silksong?

Tecnologia

Com o lançamento de Hollow Knight: Silksong agendado para o dia 4 de setembro de 2025, começou a contagem regressiva para a chegada da tão esperada sequência feita pela Team Cherry. No entanto, o que virá pode ou não atender às expectativas?

Para te ajudar nisso, o Canaltech preparou um material que vai alinhar melhor o que você deve (ou não) esperar em Hollow Knight: Silksong. Afinal de contas, nem tudo que reluz é ouro e é bom não estar com o ânimo lá no alto.

Isso significa que o lançamento do jogo será um desastre? Muito longe disso, na verdade. Porém, as expectativas são as maiores inimigas da diversão e nutri-las pode ser perigoso: tanto para quem joga quanto para a própria experiência no geral.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que sabemos de Hollow Knight: Silksong?

Hollow Knight: Silksong é sequência direta de Hollow Knight, um jogo metroidvania lançado em 2017 que traz a personagem Hornet como protagonista. Ela foi uma das oponentes enfrentadas no título original e agora retorna como personagem jogável — com muito estilo e velocidade.

Imagem de Hollow Knight: Silksong
Hornet é a heroína de Hollow Knight: Silksong (Imagem: Divulgação/Team Cherry)

A heroína utiliza uma agulha como arma, jogando ela na direção dos oponentes e puxando de volta através de uma linha. Seu design também é distinto do herói anterior (que era preto e branco), já que ela utiliza um vestido vermelho que se move conforme ela “dança” durante os combates.

Na demonstração vista na gamescom 2025, os jogadores viram que será possível criar ferramentas. Apenas algumas foram reveladas, como a Straight Pin (que arremessa um projétil no inimigo) e a Silkspear (um golpe poderoso, mas recarrega apenas durante confrontos). 

Além disso, o jogador pode coletar os rosários e shell shards para trocar por outros power-ups em Hollow Knight: Silksong. No entanto, isso não estava liberado na demonstração para que o público soubesse como vão mudar a forma como explora toda a aventura.

Imagem de Hollow Knight: Silksong
Uma versão demo de Hollow Knight: Silksong está disponível na gamescom 2025 (Imagem: Divulgação/Team Cherry)

Muitos aclamaram que Hornet é veloz, mas todo o game reage em uma grande agilidade — o que torna os embates mais dinâmicos, exigindo mais reflexo de quem está no controle. Isso garante que não será apenas parar e atacar, mas desviar e aparar também serão ações essenciais.

Trailer de Hollow Knight: Silksong

Como prometido, um trailer de Hollow Knight: Silksong foi divulgado na gamescom 2025, mostrando diversos trechos novos do jogo. Nele, podemos ver que a beleza do original foi mantida, porém com a adição de combates mais frenéticos e da presença de alguns elementos novos para o gameplay.

Um que chama a atenção é relacionado às interações com o ambiente. No vídeo, podemos notar a lava vulcânica invadindo o cenário enquanto Hornet foge; assim como pilares de vento que a ajudam a chegar a locais elevados — o que parece muito divertido e diferenciado do original.

Outro detalhe relevante é que Hornet, diferente do protagonista do antecessor, pode se comunicar. Porém, nenhum diálogo foi revelado nos vídeos ou na demonstração de Hollow Knight: Silksong, algo curioso no mínimo. 

Seu objetivo será chegar até o topo do Haunted Kingdom, mas até o momento não explicaram as motivações da heroína ou o que acontecerá para guiá-la até lá. Então o mistério deve ser mantido até o grande lançamento no início de setembro.

Imagem de Hollow Knight
O objetivo do herói original é distinto de Hornet (Imagem: Divulgação/Team Cherry)

Haverá uma variedade de 200 inimigos e mais de 40 chefões, que também prometem grandes desafios em Hollow Knight: Silksong. O trailer mostra alguns rapidamente, mas percebe-se que a complexidade nos combates retornará. Sua vida não será mais fácil nesta sequência.

Hollow Knight: Silksong na gamescom

Grande destaque da gamescom 2025, Hollow Knight: Silksong quer mostrar que não estão se apoiando totalmente no antecessor para entregar uma experiência que será “mais do mesmo”. 

Aqui eles trazem combates rápidos e mais precisos, que exigem uma habilidade maior do público. A ideia é mostrar que você verá o mesmo tipo de arte e o gênero igual do original, mas as similaridades vão parar por aí. 

Apesar de estar jogável nos estandes do Xbox e da Nintendo, Silksong não agradou tanto assim quem esperava por muitas novidades. A versão contava com as mesmas áreas vistas na E3 2019: Moss Grotto e Deep Docks.

É importante que mostrou para quem jogou como o projeto ficou maduro e teve um grande avanço em termos de gráfico e desempenho. Porém, isso não ajuda quem estava contando que Hollow Knight: Silksong atenderia às grandes expectativas que são guardadas para ele.

Isso não significa que o jogo é ruim ou que não avançaram muito de 2019 para cá. Isso pode representar que a Team Cherry não quer mostrar as novidades por alguma razão, seja para preservar as surpresas dos fãs ou por estarem trabalhando em algo que impeça o avanço.

Imagem de Hollow Knight Silksong
A Team Cherry está mantendo o mistério ou não tem algo pronto? Descobriremos em setembro (Imagem: Reprodução/Team Cherry)

Este segundo aspecto é preocupante, levando em consideração que o lançamento do título será em 2 semanas. Porém, a Team Cherry não se pronunciou oficialmente sobre o estado atual do jogo — então tudo que foge disso seria mera especulação e rumor. 

Alinhe as expectativas

Hollow Knight: Silksong vai causar muito barulho em seu lançamento no dia 4 de setembro de 2025, mas vale ter em mente que ele continuará seguindo um caminho visto no antecessor: metroidvania 2D, com belas artes e um ambiente amplo para ser explorado.

No entanto, ele trará conflitos mais dinâmicos que aproveitam da velocidade da heroína Hornet — o que promete usar e abusar dos reflexos e da sua capacidade de acompanhar os combates ágeis. Este já demonstra ser o maior diferencial em comparação ao original.

Enquanto muitos ainda pensam que esse é apenas um projeto que “nasceu como DLC e cresceu um pouco”, na verdade a Team Cherry está comprovando que ele está além deste patamar. A promessa é de uma imersão ainda maior neste universo, com personagens e locais marcantes.

O estúdio de desenvolvimento prometeu até mesmo um modo chamado de “Silk Soul”, que elevará mais os desafios e a dificuldade que você verá. Ou seja, se a pessoa curte rejogar ou achar a experiência “fácil demais”, terá outra chance de brilhar. 

Faltando pouco tempo para o lançamento de Hollow Knight: Silksong, infelizmente muitos mistérios ainda envolvem o jogo. Muitas coisas foram esclarecidas, é verdade, mas também há novas perguntas cujas respostas podem resultar em frustração ou diversão: então vá com calma e esteja de mente aberta para o que vier. 

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.