Microsoft diz estar investigando falhas de SSDs no Windows 11

Tecnologia

Nos últimos dias, um problema grave envolvendo o Windows 11 e SSDs surgiu. Depois de dias de discussões e testes pela comunidade, comprovando a questão, a Microsoft se manifestou, mas não disse muito ainda. Ao Windows Latest, a empresa disse que está “ciente desses relatos e está investigando” o que está acontecendo.

Sim, quem mais deveria falar sobre o assunto é quem menos se posicionou até agora. A Phison, fabricante de controladores de SSD, por exemplo, falou mais sobre a questão. Em nota enviada à imprensa, a fabricante disse que está verificando o que pode estar causando as falhas. O Canaltech também conversou com a Sandisk, que reconheceu o problema e está investigando a questão junto à Microsoft.

Falha do Windows 11 e a relação com os SSDs

A falha, introduzida com o patch KB5063878 do Windows 11, faz com que a unidade de armazenamento “desapareça” do sistema, às vezes até mesmo da BIOS, ou que a partição seja exibida como “RAW”, ou seja, sem arquivos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os relatos indicam um padrão aparente: o erro acontece com maior frequência quando o SSD já está com mais de 60% de sua capacidade preenchida e uma grande quantidade de dados (cerca de 50 GB ou mais) é escrita de forma contínua.

Por enquanto, cuidado com esse patch que apresenta a falha (Imagem: Windows Latest)

Os sintomas incluem travamentos do Explorador de Arquivos, erros de I/O (entrada/saída) e a impossibilidade de ler os dados do sistema de monitoramento SMART.

Inicialmente, suspeitava-se que o problema afetava principalmente SSDs com controladores da marca Phison, mas investigações posteriores e relatos de usuários indicaram que o problema não é exclusivo dessa marca, afetando também controladores de outras fabricantes como InnoGrit e Maxio.

Por enquanto, o ideal é evitar esse patch, caso você não queria correr o risco de corromper seu SSD (ou HDD, que também sofre disso) na hora de fazer uma grande escrita de arquivos.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.