O Windows 12 ainda não está nos planos da Microsoft. Mas isso não é uma barreira para imaginar como seria a próxima geração. É o que mostra um conceito do sistema operacional, que reforça o visual transparente da interface e tem até um tema que lembra o Windows 7, um dos sucessos da empresa.
- 10 anos de Windows 10: o que explica o sucesso do sistema?
- Atualize o seu PC! Microsoft alerta para fim de suporte do Windows 11 23H2
A “prévia” foi publicada no canal do YouTube AR 4789, que reúne vídeos do Windows Vista repaginado e até mesmo do “Windows 13”. O material, cabe ressaltar, não tem relação com a Microsoft e nem tem previsão para ser lançado.
Na publicação com o título “Windows 12.2: The Next Evolution”, o designer mostra uma interface com elementos transparentes, que traz de volta a era da identidade visual Aero, adotada nas versões Vista e 7.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O efeito de vidro aparece tanto na barra de tarefa quanto em janelas. Entre elas, as páginas exibidas durante a instalação do sistema, que mostram o plano de fundo levemente desfocado. O mesmo efeito é aplicado no menu Iniciar, com ajustes para alterar o layout com mais flexibilidade.
A barra de tarefas segue o mesmo esquema da versão atual, com widgets na esquerda, ícones de apps centralizados e notificações, hora e afins na direita. Por padrão, a área segue um estilo “flutuante”, similar ao que é proposto no KDE Plasma, interface gráfica para distribuições Linux.
Altamente personalizável
No vídeo, uma série de opções de personalização são sugeridas – algumas que, inclusive, estão na lista de desejos para a geração atual. Além de alterar as cores do sistema, a proposta traz uma área nas configurações para instalar temas, e inclui o visual de edições anteriores, como o Windows 7 e Windows 10.
Já a barra de tarefas seria usada no modo “flutuante”, preenchendo toda a largura da tela ou de forma compacta ao ocupar apenas uma parte do painel. A lista de alternativas traz ainda o formato atual do Windows 11 ou até mesmo de gerações passadas, com o botão Iniciar posicionado na esquerda.
Confira o conceito no vídeo a seguir:
Windows 12?
A demonstração apenas imagina a futura versão do sistema da Microsoft, e não se trata de uma prévia oficial.
Da mesma forma, a Microsoft ainda não revelou planos para o Windows 12. No momento, a empresa trabalha em novidades e melhorias para o Windows 11 e se prepara para o fim do suporte ao Windows 10, marcado para outubro.
Por outro lado, em um vídeo recente, o vice-presidente corporativo David Weston compartilhou uma previsão para os próximos anos, que inclui computadores sem mouse e teclado, controlados por comandos de voz.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Microsoft remove restrição em PCs e facilita troca para o Windows 11
- Busca do Windows 11 ficará mais rápida e inteligente graças ao Copilot
- Atualização do Windows 11 está causando falhas graves em SSDs
VÍDEO: O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora?
Leia a matéria no Canaltech.