Mesmo que seja bem mais comum obter água com gás em garrafinhas, existem soluções feitas para quem realmente gosta desse tipo de bebida. Elas incluem torneiras especializadas, com preços que costumam ultrapassar os R$ 25 mil.
É o caso do misturador Docol Pronto, que despeja água com gás diretamente na torneira. Além da própria água, o equipamento também facilita a preparação de outras bebidas gaseificadas, com a adição de frutas ou xaropes, como uma alternativa aos refrigerantes tradicionais.
Por meio da mesma torneira, é possível obter água fervendo, quente, fria e misturada. O líquido em temperaturas muito altas também serve para agilizar sopas e outras receitas, por exemplo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como funciona a torneira que despeja água com gás
A tecnologia que permite o uso da água com gás envolve a instalação de um misturador, e por isso é um projeto mais invasivo na estrutura da cozinha. O equipamento é colocado na bancada da pia, em um local sem visualização direta.
Dessa forma, os diferentes tipos de água seguem caminhos distintos até a saída na bica da torneira, sem se misturarem antes do final do caminho.
Ou seja, se alguém tirar água com gás e deseja água quente em seguida, o resto que ficou na tubulação retorna ao módulo antes da saída da água quente, sem “resquícios”.

A torneira ainda tem diversos mecanismos de segurança, incluindo a proteção da parte metálica. Isso significa que, mesmo com a saída de água fervendo, a estrutura externa não vai se esquentar.
Além disso, um mecanismo especial deve evitar acidentes com a água fervendo, o que promete gerar mais segurança nas tarefas do dia a dia.
Já o seu filtro Vitalis promete entregar água livre de partículas, bactérias e cloro. Para isso, tem um nível de retenção de partículas classe A, o maior possível no mercado.
Na prática, isso significa que o cloro da água é reduzido em até 75%, além da limitação de até 99% das bactérias.
Como ter água gaseificada em casa
Caso a torneira esteja muito acima do orçamento, existem formas mais acessíveis de obter água com gás diretamente em casa. A mais popular delas é a máquina gaseificadora.
Elas se diferenciam por serem mais práticas, já que não exigem instalações mais complicadas na cozinha. Suas dimensões costumam ser pouco maiores que as garrafinhas, e o procedimento de gaseificação acaba em segundos.

Além disso, os principais modelos não utilizam tomada ou baterias internas, já que dependem apenas da agregação do CO2 ao líquido. É possível fazer isso com bebidas já prontas, como sucos, por exemplo.
Modelos competentes dessas máquinas ficam acima dos R$ 600, embora opções mais baratas sejam encontradas em diversas lojas. Portanto, bem mais barato que a torneira.
Entretanto, é preciso estar atento a um detalhe: o refil dos cilindros de CO2 precisa ser trocado periodicamente, o que também é um gasto extra.
Leia mais no Canaltech:
- Luxo desnecessário ou qualidade de verdade? Adega EOS Premium EAC24IM
- 5 sinais de que o seu ar-condicionado precisa de manutenção
- Pão, tomate e mais: 10 alimentos que perdem qualidade na geladeira
Já pensou em ter uma sorveteria em casa? Veja abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.