A SEGA é uma das empresas mais importantes da indústria graças ao seu pioneirismo nos arcades e por ameaçar o mercado da poderosa Nintendo na geração dos 8 e 16 bits. Como toda companhia lendária, muitos talentos passaram pelos corredores da dona do Sonic. Um desses ícones, considerado por alguns como o “Shigeru Miyamoto da SEGA”, é Yu Suzuki.
- 10 melhores jogos feitos por Koji Igarashi, pai do gênero metroidvânia
- 10 jogos que definiram o Mega Drive
Os jogadores mais novos talvez não o conheçam pelo nome, mas quem se aprofundou nos clássicos da empresa definitivamente se lembra de Suzuki ao ouvir falar de jogos como Virtua Fighter, Out Run, Space Harrier e Shenmue.
Pensando em sua importância para a SEGA, para a história dos arcades e para a indústria como um todo, o Canaltech reuniu os melhores jogos criados pelo mestre Yu Suzuki.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Hang-On
Após o sucesso de Champion Boxing entre a liderança da SEGA, Yu Suzuki se envolveu em seu primeiro jogo de arcade. O desenvolvedor era conhecido por se preocupar com a imersão dos jogadores, e essa preocupação foi incorporada no jogo de corrida de motos Hang-On, lançado em 1985.

No título, os jogadores subiam em uma réplica de moto em tamanho real para jogar, precisando se inclinar para a direita e para a esquerda para mover o personagem. Hang-On usava técnicas de escalonamento de sprites para passar a sensação de velocidade, um recurso que funcionou muito bem.
9. Space Harrier
Ainda em 1985, Suzuki se aventurou no gênero shooter com perspectiva pseudo-3D, mas não sem enfrentar problemas com a SEGA. Naquela época, a empresa via os shooters 3D com desconfiança, principalmente porque a maioria dos jogos do gênero havia fracassado comercialmente.
Foi aí que outra qualidade importante de Suzuki veio à tona: a capacidade de convencer a liderança da SEGA. Para isso, o desenvolvedor disse que “se o jogo não vendesse bem, aceitaria não receber salário nesse período”, conforme afirmou seu colega de desenvolvimento Satoshi Mifune.

Essa história toda deu origem a Space Harrier, um dos jogos mais importantes da SEGA na época do Master System e Mega Drive. Assim como Hang-On, a versão de arcade de Space Harrier contava com um hardware móvel, para acompanhar a jogatina. O shooter é considerado por muitos um marco do início dos jogos 3D, com tecnologias como sprite scaling, que aumentava e diminuía sprites em tempo real, além de seu icônico terreno xadrez, que intensificava a sensação de velocidade.
8. Out Run
A essa altura, já é possível perceber que Suzuki não era um mestre apenas no software, mas também se destacava ao projetar o hardware para seus jogos de fliperama. Um dos casos mais famosos é a “réplica” da Ferrari Testarossa nos arcades, usada em Out Run, outro grande clássico da SEGA lançado em 1986.

Apesar de ainda estar no campo do pseudo-3D, Out Run impressionava por seus gráficos e sensação de velocidade proporcionadas pela técnica e experiência de Yu Suzuki, que desenvolveu o game com uma pequena equipe em apenas 10 meses.
7. After Burner
Um ano depois de Out Run, Suzuki retornaria aos shooters com After Burner, um rail shooter inspirado em filmes como Top Gun e na animação do Studio Ghibli, O Castelo no Céu (este último serviu para criar a temática do jogo). A intenção tanto do desenvolvedor quanto do seu time era fazer um verdadeiro Blockbuster da SEGA, o que acabou se concretizando.
After Burner foi uma das máquinas mais bem-sucedidas da empresa na época, figurando em segundo lugar entre os maiores sucessos dos fliperamas no Japão em 1988 e alcançando o top 5 na América do Norte no mesmo ano.

Quando comparado aos jogos anteriores de Suzuki, a qualidade superior de After Burner era nítida. Parte dessa façanha técnica aconteceu por ser o primeiro jogo a fazer uso da placa de arcade Sega X Board, que facilitava a rotação e escala dos sprites in-game, criando gráficos em 3D. Claro que After Burner não ficaria para trás no quesito hardware, com assento rotatório e cockpit.
6. Virtua Racing
Yu Suzuki voltaria para as pistas em 1992 com Virtua Racing (ou V.R.), um marco não apenas para os jogos de corrida 3D, mas o começo de algo muito maior: a franquia Virtua. O jogo foi desenvolvido ao mesmo tempo em que a SEGA estava construindo a placa de arcade Model 1, utilizando todo o seu poderio.

Virtua Racing contava com gráficos em polígonos tridimensionais e, apesar de seu destaque ser principalmente seus carros e as corridas, é considerado por muitos como um dos primeiros jogos com humanos renderizados em polígonos 3D. Curiosamente, os personagens que aparecem brevemente seriam usados como base para criar os lutadores de Virtua Fighter.
5. Virtua Fighter 2
Uma das franquias mais populares de Yu Suzuki nasceria um ano após V.R.: Virtua Fighter. O título foi pioneiro como um dos primeiros jogos de luta totalmente renderizados em 3D, tornando-se o “pai dos fighting games 3D”. Nem é preciso notar o sucesso colossal da série depois desse primeiro lançamento, que se destacava por sua física e movimentos realistas para a época.

Suzuki daria um salto ainda maior quando o segundo jogo da série, Virtua Fighter 2, chegou ao mercado. O título foi considerado avassalador no quesito animação e gráficos, destacando-se também pelos cenários e pelas texturas aplicadas a superfícies 3D. Também foi um dos responsáveis por impulsionar a tecnologia de motion capture na indústria, algo indispensável nos dias de hoje para jogos de alta performance.
Virtua Fighter 2 ganhou bastante destaque por se tornar um dos jogos que definiram o SEGA Saturn, com um port de alta qualidade para a época.
4. Virtua Cop
O desenvolvedor lendário da SEGA-AM2 seguiria envolvido com a série Virtua de alguma forma. Apesar de ter apenas supervisionado Virtua Cop, é impossível não se lembrar do clássico rail shooter de 1994.

Assim como muitos projetos com Yu Suzuki, Virtua Cop tinha que ser pioneiro em algo, e no fim acabou revolucionando jogos 3D com light gun, sendo pilar para outros clássicos do gênero como House of the Dead e Time Crisis. A SEGA continuou promovendo o uso de polígonos 3D aqui, sendo um dos jogos de ação precursores dessa tecnologia.
3. Virtua Striker
Imagine a SEGA disputando o segmento de jogos de futebol com a Electronic Arts e a Konami. Pois isso aconteceu, pelo menos até o começo dos anos 2000, com a série Virtua Striker. Em uma tentativa de sair um pouco do mercado já saturado de jogos de corrida arcade, Yu Suzuki mostrou interesse em explorar o segmento do futebol.
O jogo começou a ser produzido para a mesma placa de Virtua Racing, mas acabou sofrendo problemas técnicos, em parte por ter que renderizar 22 jogadores no campo ao mesmo tempo, o que forçou o desenvolvimento de Virtua Striker para a placa de arcade Model 2.

O departamento de vendas da SEGA na época não tinha muitas expectativas para o título, o que quase acabou em um cancelamento. Satoshi Mifune convenceu Suzuki a perguntar ao time se eles queriam seguir com o projeto ou engavetá-lo. A série seguiu até 2006, com Virtua Striker 4 Ver. 2006 sendo a última entrada da franquia antes de ser esquecida pela SEGA.
2. Sonic the Fighters
Um dos desenvolvedores mais importantes da SEGA não poderia passar pelos corredores da empresa sem tocar em Sonic. Também desenvolvido para a placa Model 2, Sonic the Fighters (conhecido nos arcades como Sonic Championship) foi lançado em 1996 e contou com a participação de Yu Suzuki em sua produção.

O jogo reuniu figurinhas carimbadas do universo de Sonic the Hedgehog em lutas de melhor de três onde a pancadaria rolava solta. Esqueça aquela história de sair correndo para coletar anéis: aqui, Sonic resolvia os problemas na base da porrada. Apesar de não ser um dos jogos mais aclamados de Yu Suzuki, Sonic the Fighters tem sua porção de nostalgia e é lembrado até hoje.
1. Shenmue
Apesar de seu controverso último jogo, lançado em 2019, Shenmue é considerado um dos jogos mais importantes de todos os tempos. O game foi idealizado por Yu Suzuki após uma viagem para a China, sendo até então um dos jogos mais caros já produzidos, se levarmos em conta o poder monetário da época. Nesse contexto, Shenmue pode ser considerado uma cartada final da SEGA para se manter no ramo de consoles, já que o título chegou ao Dreamcast.
O projeto de Shenmue foi aprovado pela SEGA por ter sido concebido como um “Virtua Fighter RPG”. Desenvolvido inicialmente para o SEGA Saturn, o jogo acabou migrando para o Dreamcast devido à baixa performance comercial do console anterior e a problemas técnicos.

Yu Suzuki conseguiu trazer sistemas revolucionários usados até hoje, desde seu mundo aberto impressionante, ciclo de tempo que acompanhava a vida real e até a rotina complexa de NPCs, que “viviam” mesmo sem a interação dos jogadores.
Além disso, Shenmue foi pioneiro nos Quick Time Events, algo que ficaria extremamente popular na era do PlayStation 2 e Xbox. Também é possível considerar o RPG narrativo como um dos primeiros AAA como concebemos hoje em dia, com alto investimento em direção de arte, narrativa e trilha sonora.
Obras-primas de Yu Suzuki
Apesar de ter construído seu nome com jogos de arcade, foi no SG-1000 (primeira versão do que viríamos a conhecer mais tarde como Master System) que Yu Suzuki lançou seu primeiro jogo: Champion Boxing.
O título de 1984 foi importante para a carreira do desenvolvedor. Com ele, Suzuki conseguiu impressionar os executivos da SEGA e ser promovido a líder de projeto em apenas um ano (segundo a companhia, um funcionário novo levaria pelo menos sete anos para alcançar o cargo).

Dali em diante, Suzuki se destacou como fundador do icônico SEGA-AM2, divisão de desenvolvimento responsável pela maioria dos sucessos da SEGA nos arcades e que segue viva até hoje. Foi nela que o desenvolvedor conseguiu lançar seus principais jogos, incluindo a série Virtua, Shenmue e outros fenômenos.
Abaixo, relembre os melhores jogos criados pelo mestre Yu Suzuki:
- Shenmue
- Sonic The Fighter
- Virtua Striker
- Virtua Cop
- Virtua Fighter 2
- Virtua Racing
- After Burner
- Out Run
- Space Harrier
- Hang-On
Leia também no Canaltech:
- Quanto custaria um Mega Drive hoje, com a inflação?
- Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990?
- 10 melhores RPGs táticos de todos os tempos
Vídeo: O lado B dos cartuchos de videogame
Leia a matéria no Canaltech.