É oficial! ASUS confirma que ROG Xbox Ally é o ROG Ally 2

Tecnologia

A data de lançamento do ROG Xbox Ally foi finalmente revelada e o portátil deve chegar em outubro, ainda sem previsão para o Brasil. Mas, afinal, como ficam os outros portáteis da ASUS com a nova parceria da empresa com a Microsoft? Teremos um ROG Ally 2?

O gerente sênior de marketing de conteúdo da ASUS, Whitson Gordon, explicou que o ROG Xbox Ally é, na verdade, o Ally 2. Em entrevista ao PC Gamer, ele afirmou: “Algumas pessoas perguntaram: ‘Ok, vocês têm o Xbox Ally. Quando sai o Ally 2?’ Esse é o Ally 2. Cem por cento. Posso dizer isso com total certeza: este é o sucessor do Ally e do Ally X”.

Para quem já possui o primeiro ROG Ally, lançado em 2023, a boa notícia é que usuários antigos não serão esquecidos. A ASUS confirmou que os outros portáteis da marca continuarão recebendo suporte, além de recursos do Xbox.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“‘Não vamos deixar os usuários do Ally e do Ally X na mão, caso já tenham esses dispositivos. Vamos, eventualmente, trazer algumas dessas experiências do Xbox para esses aparelhos… Elas não serão lançadas exatamente ao mesmo tempo, mas chegarão a esses dispositivos em breve. Então, eles ainda receberão atualizações, ainda terão suporte, e até ganharão alguns dos recursos mais novos, mas o ROG Xbox Ally é o caminho a seguir’, afirmou Gordon.”

Apesar de não detalhar quais recursos do Xbox chegarão aos modelos antigos da linha ROG Ally, podemos esperar que a Microsoft expanda cada vez mais seu sistema operacional para portáteis em outros hardwares.

Microsoft quer expandir sistema operacional do Xbox

Para quem não sabe, o novo ROG Xbox Ally conta com um sistema operacional baseado no Windows 11 otimizado para games, graças a uma parceria entre as equipes do Xbox e do Windows. 

ROG Xbox Ally irá integrar outras lojas como Steam, Epic Games Store e GoG (Divulgação/ASUS, Microsoft)

Isso pode representar uma melhora expressiva, visto que o desempenho de PCs portáteis com o Windows 11 tradicional era muito inferior à leveza e eficiência do SteamOS, por exemplo.

Essa nova empreitada da Microsoft no desenvolvimento de um sistema operacional para portáteis também permitirá que a companhia expanda seus serviços, como a Microsoft Store, o Xbox Game Pass e o xCloud Gaming. A dona do Xbox já revelou que levará seu novo SO para outros hardwares a partir de 2026, assim como a Valve fez com o SteamOS ao disponibilizá-lo para outros dispositivos, como o Lenovo Legion Go.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Hardware importa tanto assim em um console? Uma visão sobre os portáteis

Leia a matéria no Canaltech.