Na televisão, nem sempre aquilo que começa bem acaba recebendo um final digno de sua qualidade inicial. Seja por decisões criativas equivocadas ou apenas por livre espontânea vontade, várias séries famosas encerraram suas jornadas na TV com finais tão polêmicos que nem mesmo os fãs dessas produções conseguem defender. A controvérsia é tanta que, mesmo que o programa tenha acabado há alguns anos, o público ainda sente ressentimento pelo término desastroso de uma história tão amada.
Séries com finais polêmicos que decepcionaram os fãs
Pensando nos finais mais debatidos e polêmicos da televisão, o Canaltech selecionou 5 séries que tiveram conclusões controversas que decepcionaram os fãs de longa data. Relembre a seguir as seguintes produções:
- Game of Thrones
- How I Met Your Mother
- Lost
- Dexter
- Gossip Girl
Game of Thrones
Impossível falar de finais polêmicos de séries de TV sem começar por aquela que traumatizou os fãs com uma das conclusões mais controversas dos últimos tempos: Game of Thrones. Se você acompanhava o programa da HBO, com certeza deve se lembrar até com que roupa estava quando assistiu ao último capítulo da série em uma noite de domingo bastante infeliz.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Inspirada na saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, Game of Thrones foi um grande fenômeno televisivo quando estava sendo exibida pela HBO, entre os anos de 2011 e 2019. Com oito temporadas no total, a série repetiu o padrão de qualidade iniciado pelo primeiro capítulo por muitos anos, mas sua última temporada foi extremamente massacrada pela crítica e pelo público, com o episódio final sendo a cereja do bolo da decepção.
A conclusão controversa, porém, não apaga o fato de que Game of Thrones foi uma das últimas grandes séries de TV da atualidade, sendo a responsável por emplacar diversos personagens icônicos na cultura pop, como Jon Snow (Kit Harington) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).
Game of Thrones está disponível na HBO Max.
How I Met Your Mother
Indo para o lado da comédia, How I Met Your Mother é outra série de TV que conseguiu dividir os fãs com seu final extremamente polêmico. Sucesso de público nos anos 2000, a sitcom acompanha o arquiteto Ted Mosby (Josh Radnor) em suas aventuras ao lados dos amigos para encontrar um grande amor durante nove temporadas.
Conquistando uma legião de fãs, How I Met Your Mother conseguiu manter o público na frente da televisão com o mistério envolvendo a identidade da mãe dos filhos de Ted. Mas, com o fim do segredo, a série começou a perder a mão, entregando uma nona e última temporada repleta de decisões equivocadas – entre elas, a polêmica finale, que segue gerando discussões entre os serienáticos até os dias de hoje.
How I Met Your Mother está disponível no Disney+.
Lost
Você nem precisa ter assistido à série Lost para saber que o final da produção é um dos mais polêmicos de todos os tempos. Grande sucesso televisivo da década de 2000, Lost foi a responsável por modificar a maneira como o público se relacionava com programas de TV, abrindo espaço para a criação de fóruns on-line para discussões de teorias sobre a misteriosa trama (se você é do clube que adora especular sobre enredo de série, então agradeça a Lost).
Exibida de 2004 até 2010, Lost fez muita gente enlouquecer com os mistérios envolvendo a rotina de sobreviventes de uma queda de avião em uma ilha onde estranhos acontecimentos tomam forma. Era aquele tipo de história que sempre deixava os espectadores querendo mais – bom, até o último episódio do programa deixar uma legião de fãs decepcionados na época.
Não vamos entrar em detalhes para não estragar a surpresa (caso você viva em uma caverna e ainda não saiba o que acontece no final de Lost), mas basta saber que essa conclusão foi tão polêmica que até os dias de hoje ela gera controvérsia na indústria televisiva.
Lost está disponível no Disney+.
Dexter
Com a série derivada Dexter: Ressurreição fazendo sucesso entre o público na atualidade, o programa original, intitulado apenas Dexter, também é aquele tipo de produção que, embora tenha conquistado fãs com um início de qualidade, acabou partindo para caminhos equivocados à medida que ia chegando ao fim. O resultado foi um dos finais mais controversos da TV.
Estrelada por Michael C. Hall (A Sete Palmos), Dexter conta a história de um homem que leva uma vida dupla: enquanto de manhã soluciona crimes, à noite ele comete assassinato como um criminoso em série.
Nadando contra a maré das expectativas do público, o final da série original de Dexter foi tão decepcionante que acabou manchando a reputação do programa. Sem um arco satisfatório para concluir a jornada do protagonista, a conclusão da série foi massacrada pelos espectadores quando foi ao ar em 2013.
Dexter está disponível na Netflix, no Paramount+ e no Prime Video.
Gossip Girl
Nem mesmo a Garota do Blog conseguiu manter o padrão de entusiasmo das primeiras temporadas de Gossip Girl. Sucesso entre o público adolescente no final dos anos 2000, o programa marcou as carreiras de Leighton Meester (Os Bucaneiros) e Blake Lively (É Assim Que Acaba) acompanhando estudantes ricos de uma escola de elite de Manhattan à medida que uma pessoa anônima ganha fama espalhando fofocas sobre os estudantes por mensagens de texto.
Conhecida pelo icônico figurino por trás da caracterização das amigas Serena van der Woodsen e Blair Waldorf, Gossip Girl segurou o público com intrigas adolescentes, conflitos familiares e o mistério por trás da identidade da Garota do Blog, este último sendo a fonte de decepção para muitos fãs quando a grande revelação foi feita. Além disso, o final só piorou as coisas com um fim controverso e nada satisfatório em relação ao desenvolvimento da série até aquele momento.
Gossip Girl está disponível na HBO Max, Netflix e Prime Video.
Leia também:
- 5 filmes e séries sobre traição para assistir no Prime Video
- 5 séries de comédia que definiram os anos 2000
- As 10 séries originais mais marcantes da história da Netflix
Leia a matéria no Canaltech.