O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América Latina a receber o selo NVIDIA AI City. Com a instalação de um supercomputador no hub de inovação Porto Maravalley, o acordo marca o início de uma colaboração entre a Prefeitura e a multinacional norte-americana voltada ao desenvolvimento de inteligência artificial (IA).
- O que Fei-Fei Li disse na Ai4 | Supervisão e avanços focados na dignidade humana
- Rival chinês do ChatGPT, DeepSeek lança IA ‘turbinada’ com resposta mais rápida
- GPT-5 mal chegou ao ChatGPT e OpenAI já prepara o GPT-6, relata Sam Altman
Na prática, o selo atrai à capital fluminense investimentos e infraestrutura tecnológica essenciais para fortalecer o projeto Rio AI City, com a disponibilização de GPUs, softwares e ferramentas para startups, pesquisadores, desenvolvedores e cientistas de dados.
“A NVIDIA fornecerá equipamentos para treinarmos modelos e desenvolver soluções avançadas de inteligência artificial para a cidade, principalmente nas áreas de segurança e prevenção de desastres”, destacou Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Atualmente, os únicos locais que contam com o selo no mundo todo são os estados norte-americanos da Califórnia, de Nova York e do Mississippi. O reconhecimento posiciona o Rio de Janeiro entre os principais polos de desenvolvimento de soluções baseadas em IA.
Tecnologia da NVIDIA e potencial do Porto Maravalley
O supercomputador da NVIDIA que será instalado no Porto Maravalley é um dos principais marcos do projeto, que busca transformar o Rio de Janeiro em referência global em inteligência artificial.
A expectativa é que o equipamento seja usado por universidades, centros de pesquisa, laboratórios e empresas privadas para criar soluções voltadas às necessidades da cidade.
E a escolha do Porto Maravalley para sediar essa infraestrutura não foi por acaso. Inaugurado em abril de 2024, no Porto Maravilha, o hub ocupa 10 mil m² e reúne startups, empresas, investidores e instituições de pesquisa em um ambiente de inovação.
O espaço recebeu um investimento de R$ 90 milhões da Prefeitura, e tem a ambição de transformar o conhecimento em negócios e soluções de impacto com o auxílio de tecnologias de última geração.

E esses objetivos estão totalmente conectados com os recursos tecnológicos oferecidos pela multinacional dos Estados Unidos.
“O projeto Rio AI City representa um passo histórico para o uso de inteligência artificial no Brasil. Ao combinar o potencial de inovação do Porto Maravalley com a tecnologia da NVIDIA, criamos um ecossistema capaz de gerar soluções únicas, que respeitam a identidade da cidade e, ao mesmo tempo, a conectam ao que há de mais avançado no mundo”, afirmou Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
Leia também:
- IA da NASA e IBM pode prever o clima solar e proteger tecnologias críticas
- Google e agência de notícias entram em acordo sobre cessão de conteúdo para a IA
- Gemini Live vai mandar mensagens para seus amigos por comando de voz
VÍDEO | COMO USAR CHATGPT NO WHATSAPP
Leia a matéria no Canaltech.