Alien: todos os planetas e colônias já mostrados na franquia

Tecnologia

Desde que Sigourney Weaver (Avatar) enfrentou um terrível Xenomorfo em Alien, o 8.º Passageiro (1979), o universo da ficção científica ganhou um representante de peso para mostrar que, além de apresentar universos futuristas e tecnologias avançadas, o gênero também pode ser completamente aterrorizante. A cada novo filme, novos mundos e figuras foram transformando Alien naquilo que a conhecemos hoje em dia, mesmo com seus altos e baixos ao longo dos anos.

Diante desse cenário, é claro que Alien também carrega consigo uma mitologia extensa e repleta de planetas, colônias e universos que somente a imaginação humana poderia conceber (pelo menos, por enquanto). A nova série da franquia, Alien: Earth, é um bom exemplo de como uma saga tão antiga quanto Alien ainda pode explorar os cantos da galáxia de maneiras distintas.

Planetas e colônias que aparecem na franquia Alien

Se você adora ter na ponta da língua todas as curiosidades relacionadas às suas histórias favoritas, o Canaltech reuniu aqui as principais informações que a franquia Alien traz sobre seus planetas e colônias ao longo da saga. Confira a seguir.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Terra

A Terra fez sua “estreia na franquia” na série Alien: Earth (Imagem: Divulgação/FX).

Vamos começar falando sobre o globo azul mais famoso do universo: a Terra. O lar dos seres humanos só fez sua primeira aparição na franquia em Alien: Earth, a série da FX que chegou recentemente às telinhas.

Na franquia, a Terra é frequentemente citada como “o mundo”, local que ficou superpopulado com o passar dos anos, fazendo com que uma corrida espacial para colonizar outros planetas se iniciasse. Quando isso se tornou possível, aqueles que tinham condições de sair do planeta fugiram, enquanto pessoas marginalizadas permaneceram no local.

LV-426 (Acheron)

A LV-426 é uma lua importante para o desenrolar da trama da franquia (Imagem: Divulgação/20th Century Fox).

Outro local famoso da franquia Alien é a lua LV-426, também conhecida como Acheron. O satélite foi encontrado pela Weyland Corp, logo se tornando uma das colônias habitáveis disponíveis para a espécie humana.

Acheron é o lugar onde a tripulação da Nostromo encontra o veículo abandonado de Alien, o 8.º Passageiro, servindo também como palco para acontecimentos de Aliens, o Resgate (1986). A lua também é citada em Prometheus (2012) e Alien: Romulus (2024).

LV-223

Destaque em Prometheus, o planeta LV-223 tem relação com a origem dos Xenomorfos (Imagem: Divulgação/20th Century Fox).

Mais um planeta importante para a mitologia de Alien é o LV-223. O local aparece com maior destaque no filme Prometheus, trazendo uma relação com a origem dos Xenomorfos.

Além disso, o planeta LV-223 é conhecido na franquia por sua relação com os Engenheiros, uma antiga espécie alienígena que mantinha um posto militar no local com uma tecnologia extremamente avançada.

Fiorina “Fúria” 161

Fiorina “Fúria” 161é uma penitenciária de seguranã máxima na franquia (Imagem: Divulgação/20th Century Fox).

Fiorina 161, também conhecida apenas pelo apelido “Fúria”, é uma colônia que aparece no não tão amado pelo público Alien 3 (1992), cuja localidade exata era mantida em segredo pela Corporação Weyland-Yutani por questões de segurança.

Isso porque, na franquia, a Fúria é usada como uma penitenciária de segurança máxima, além de também servir como uma refinaria de minérios.

Planeta 4

O Planeta 4 está em Alien: Covenant, revelando informações sobre os Engenheiros (Imagem: Divulgação/20th Century Fox).

O Planeta 4 é um local bastante citado em Alien: Covenant (2017), revelando novas informações sobre o passado dos Engenheiros. Afinal, o planeta era originalmente habitado pela espécie, mas acabou sendo devastado pelas ações de um androide (não vamos entrar em maiores detalhes para evitar spoilers, caso você não tenha assistido ao filme).

Estação Sevastopol

O jogo Alien: Isolation apresenta a Estação Sevastopol (Imagem: Divulgação/Sega).

Um local da franquia que pode ter passado despercebido pelo público que só acompanha os filmes é a Estação Sevastopol, uma estação espacial que orbita o planeta KG-348. O lugar está presente no videogame Alien: Isolation e foi construído originalmente para atender às rotas comerciais da Terra.

A estação foi devastada depois que um Xenomorfo acabou caindo dentro do local, deixando um rastro de destruição.

USM Auriga

USM Auriga é uma nave espacial que aparece em Alien: Resurrection (Imagem: Divulgação/20th Century Fox).

O USM Auriga não é um planeta e nem uma colônia, mas vale a menção aqui. Isso porque o Auriga é uma nave espacial que aparece em Alien: Resurrection (1997) cujo objetivo tem fins científicos e medicinais.

Na franquia, a nave aparece como palco para recriação dos Xenomorfos a partir da clonagem de Ripley.

Yautja Prime

Fazendo crossover com a franquia do Predador, o planeta Yautja Prime integra o cânone de Alien (Imagem: Divulgação/20th Century Fox).

Não podemos deixar de mencionar também o planeta Yautja Prime, local de origem da espécie Yautja, popularmente conhecida apenas como Predadores. O planeta é relevante dentro da franquia Alien devido ao crossover da saga do Xenomorfo com o extraterrestre que comanda a franquia Predador.

Na mitologia de ambas as franquias, o Yautja Prime é um planeta extremamente sagrado para os Predadores, sendo lembrado por seu clima desértico e seco.

Gateway Station

Gateway Station é uma estação que aparece em Aliens: O Resgate (Imagem: Divulgação/20th Century Fox).

Fazendo sua estreia em Aliens: O Resgate (1986), a Gateway Station é mais um cenário importante para a franquia Alien, servindo como uma estação orbital da Terra que permite o transporte de cargas para o planeta azul, e vice-versa.

Com várias organizações comerciais mantendo representantes na estação, a Gateway Station foi o local onde Ripley permaneceu por alguns meses após ser resgatada da Narcissus (nave que ela usou para fugir em Alien, o Oitavo Passageiro), atuando como carregadora.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.