Celebrando os 40 anos do icônico Studio Ghibli, a animação japonesa Princesa Mononoke retornou aos cinemas brasileiros em uma versão restaurada que promete emocionar os fãs do estúdio. Grande clássico da empresa, o longa-metragem é assinado pelo emblemático diretor Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), sendo considerada uma das grandes obras-primas do cineasta.
- Os 10 melhores filmes do Studio Ghibli
- Por que o criador do Studio Ghibli acha que a era de ouro dos animes acabou?
Apostando em uma trilha sonora poderosa e visuais impressionantes, Princesa Mononoke foi lançado originalmente em 1997, encantando o mundo, inclusive os brasileiros, com a história de Ashitaka, um príncipe que está em busca de uma cura para uma maldição.
Durante sua jornada, ele conhece San, uma jovem que luta para proteger a floresta onde vive das ameaças de Lady Eboshi, que faz tudo que está em seu alcance para destruir a fauna do local. No meio do conflito, Ashitaka acaba entrando na guerra, usando seus conhecimentos para tentar resolver o conflito antes que seja tarde demais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É exatamente essa jornada que os fãs do Studio Ghibli, assim como a nova geração, podem acompanhar nas telonas com uma versão restaurada em IMAX 4K, disponível em cinemas selecionados do país com sessões já disponíveis.
Motivos para assistir ao filme Princesa Mononoke
Mas por que assistir a Princesa Mononoke hoje em dia? O Canaltech reuniu 5 motivos para assistir ao clássico do Studio Ghibli, seja na nova exibição nas telonas ou na Netflix, casa das produções da empresa no streaming.
- Porta de entrada para conhecer o Studio Ghibli
- Clássico da animação japonesa
- Relação entre seres humanos e a natureza
- Trilha sonora emblemática
- Personagens bem desenvolvidos
Porta de entrada para conhecer o Studio Ghibli

Princesa Mononoke é uma excelente porta de entrada para quem quer começar a maratonar as animações do Studio Ghibli. Tratando de temáticas que se repetem em outras produções famosas do estúdio japonês, a animação é uma ótima pedida para quem nunca assistiu a nenhuma produção do mágico universo da empresa, mas que está interessado em embarcar nessa jornada.
Clássico da animação japonesa

Não é à toa que Princesa Mononoke é uma ótima introdução para o universo do Studio Ghibli. Isso porque o filme é um grande clássico da animação japonesa, sendo reconhecido pela impressionante qualidade técnica do formato.
Desenhado à mão com pouco uso de animação digital, Princesa Mononoke conta com uma narrativa épica digna de qualquer grande produção cinematográfica. Além de ter marcado o cinema do Japão, tornando-se uma das maiores bilheterias de seu ano de lançamento, o filme deixou um legado na indústria por trazer uma premissa atemporal, dialogando com públicos antigos e novas gerações.
Relação entre seres humanos e a natureza

Outro motivo para assistir Princesa Mononoke, independente do lugar escolhido, é porque a animação faz uma importante reflexão sobre a relação dos seres humanos com a natureza, trazendo uma mensagem ecológica tão universal quanto urgente para os tempos atuais.
A discussão já fica evidente no cerne da premissa de Princesa Mononoke, que acompanha os desdobramentos de uma guerra para proteger uma floresta de ações exploratórias, apostando na fantasia já conhecida das obras do estúdio para fazer uma reflexão sobre como os seres humanos se relacionam com o meio ambiente onde vivem.
Em tempos em que a questão climática se torna a cada segundo mais urgente do que nunca, Princesa Mononoke é uma boa pedida para refletir acerca da importância da natureza para a sobrevivência do planeta.
Trilha sonora emblemática
Se você é do time que sempre presta atenção nas trilhas sonoras de produções cinematográficas, então eis aqui mais um motivo para assistir ao filme Princesa Mononoke. Composta por Joe Hisaishi, parceiro de longa data do diretor Hayao Miyazaki, a trilha sonora da animação deixa qualquer um arrepiado com arranjos grandiosos que transmitem toda a emoção da história.
Apenas para se ter uma noção da grandiosidade do compositor, Hisaishi é o nome por trás de outras trilhas icônicas da animação japonesa, como A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004) e Meu Amigo Totoro (1988).
Vale dar o play na música tema de Princesa Mononoke só para sentir um gostinho do que você vai encontrar ao longo do filme.
Personagens bem desenvolvidos
Como toda produção do Studio Ghibli que se preze, Princesa Mononoke também é perfeito para quem gosta de histórias com personagens bem desenvolvidos e psicologicamente complexos, como o próprio protagonista, Ashitaka, cuja personalidade apresenta nuances que vão além da dicotomia “mocinho e vilão”.
Além disso, San, a jovem guerreira criada por lobos que luta por sua floresta, é mais um exemplo de personagem complexa que também reforça um protagonismo feminino nas telas.

Onde assistir ao filme Princesa Mononoke?
Princesa Mononoke está disponível no catálogo da Netflix, juntamente com outros clássicos do Studio Ghibli. Para quem quer conhecer a obra do jeito mais grandioso possível, a animação japonesa está em cartaz em cinemas selecionados desde 21 de agosto com uma versão restaurada em IMAX 4K.
Leia também:
- Imagens no estilo Ghibli criadas por IA: entenda os riscos de privacidade
- Imagens ‘estilo Studio Ghibli’ do ChatGPT viralizam e geram polêmica; entenda
- Conheça O Menino e a Garça, filme do Studio Ghibli ganhador do Globo de Ouro
Leia a matéria no Canaltech.