O Windows 95 foi lançado oficialmente há exatos 30 anos, em 24 de agosto de 1995. O sistema é considerado um dos maiores sucessos da Microsoft não só pelo apelo comercial, mas também pela quantidade de recursos inseridos e que se tornaram a base dos PCs.
- Primeira cópia do Windows 95 está em perfeito estado até hoje
- Como o Windows evoluiu a cada versão | Todas as gerações
A Gigante de Redmond investiu pesado nas campanhas de marketing que antecederam ao lançamento e conseguiu lançar um produto que correspondia ao hype. O Windows 95 mudou a interface, simplificou a experiência de uso e abriu caminho para uma nova era de computadores pessoais.
O Canaltech listou algumas das principais inovações:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
5 inovações marcantes do Windows 95
Veja a lista:
- Barra de tarefas
- Menu Iniciar
- Arquitetura de 32 bits
- Identificar dispositivos
- Suporte à internet
1. Barra de tarefas
A barra de tarefas foi uma das principais mudanças na interface, abandonando o controle pelas linhas de comando nas versões anteriores. O espaço armazenava os ícones de aplicativos abertos, informações essenciais como data e hora e o também inédito Menu Iniciar.
O sucesso foi tão grande que a Microsoft manteve a barra nas versões futuras do Windows, passando apenas por alguns ajustes específicos em diferentes edições.
2. Menu Iniciar
Outra grande revolução nos PCs foi a chegada do Menu Iniciar. A Microsoft concentrou um atalho para ver todos os aplicativos instalados no computador com um simples menu na parte lateral da tela, o que permitia abrir um programa em poucos segundos.

3. Arquitetura de 32 bits
De olho na estrutura do sistema, o Windows 95 adotou a arquitetura de processamento de 32 bits. Por liberar maior acesso à memória RAM e à CPU, a mudança permitiu o desenvolvimento de aplicativos mais complexos e inteligentes para a época.
É possível destacar as melhorias nas partes gráficas, como em jogos, além de avanços para desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo.
4. Identificar dispositivos
O sistema da Microsoft começou a implementar a tecnologia para identificar novos dispositivos automaticamente no PC. O “plug and play” facilitou na hora de instalar aparelhos como impressoras e caixas de som.

5. Suporte à internet
O sistema não foi o primeiro com conexão à internet, mas definitivamente facilitou os processos para entrar na rede mundial de computadores. Além de trazer suporte ao protocolo TCP/IP, o SO trouxe a primeira versão do Internet Explorer em um pacote adicional após o lançamento.
Leia também:
- Qual é a função da barra de tarefas do Windows?
- Como Campo Minado e Paciência ensinaram a usar mouse no Windows
- Relembre os sons de inicialização do Windows | Todas as versões
VÍDEO: por que o Windows Phone deu errado?
Leia a matéria no Canaltech.