Um dos gêneros mais amados do cinema, os filmes de suspense costumam misturar tensão e expectativa, gerando para além de um enredo que pode conter muitas reviravoltas, uma sensação de mistério e incerteza no público.
- O Mundo Depois de Nós | 5 diferenças entre o livro e o filme
- 5 filmes de suspense no Prime Video que prendem do início ao fim
Filmes de suspense na Netflix
Para quem gosta de tramas inesperadas e “em que tudo pode acontecer” como essas, o Canaltech montou uma lista de 6 filmes de suspense na Netflix que prendem do início ao fim. A seleção está ordenada de acordo com o ano de lançamento de cada um dos títulos e é uma ótima pedida para maratonar no final de semana. Confira!
- Rastros de um Sequestro (2017)
- O Culpado (2021)
- A Mulher na Janela (2021)
- Naquele Fim de Semana (2022)
- O Mundo Depois de Nós (2023)
1. Rastros de um Sequestro
Longa sul-coreano inspirado no conto popular francês Bluebeard e em uma história contada ao seu diretor, Jang Hang-jun, por um amigo, Rastros de um Sequestro é um suspense eletrizante lançado em 2017. Com toques de terror psicológico e uma trama que deixa a mente do espectador a mil, o título tem distribuição internacional da própria Netflix.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Estrelado pelos atores Kang Ha-neul e Kim Mu-yeol, Rastros de Um Sequestro conta a história de Jin-seok, jovem que acaba de se mudar com a família para uma nova casa, quando seu irmão mais velho é sequestrado. 19 dias depois, como se nada tivesse ocorrido, Yoo-seok retorna ao lar, sem lembrança alguma do que aconteceu e com uma personalidade diferente. Um mistério que leva Jin-seok a embarcar em uma investigação para descobrir o que realmente ocorreu.
2. O Culpado
Suspense policial lançado em 2021, O Culpado é um filme dirigido e produzido por Antoine Fuqua (O Protetor). Elogiado pela crítica, especialmente pela atuação do protagonista Jake Gyllenhaal e por conseguir prender a atenção do espectador do início ao fim, o título foi lançado pela própria Netflix, tornando-se rapidamente o filme mais visto da plataforma em 91 países.
Com Ethan Hawke e Riley Keough no elenco, O Culpado gira em torno de um policial de Los Angeles que, rebaixado enquanto aguarda uma audiência judicial, passa a trabalhar em uma central de atendimento noturna do 911. Embora diariamente receba diversas chamadas comuns ou erradas, Joe um dia é surpreendido por uma mulher sequestrada, que só pode conversar de maneira codificada para não chamar a atenção do criminoso.
3. A Mulher na Janela
Título que contou com uma campanha de marketing poderosa da Netflix na época de seu lançamento, A Mulher na Janela é um longa de suspense psicológico estrelado por Amy Adams. Lançado em 2021, o filme é baseado no livro de mesmo nome de A. J. Finn, e foi um sucesso entre o público do streaming, chegando a inspirar uma minissérie de humor sombrio chamada A Vizinha da Mulher na Janela (2022).
Dirigido por Joe Wright (Desejo e Reparação), A Mulher na Janela segue os passos de Anna, uma mulher que sofre de uma fobia que a mantém reclusa em casa. Obcecada pela nova família feliz que se mudou para o prédio da frente, Anna passa a bisbilhotá-los depois que recebe a visita de Katherine, o que faz com que ela acabe presenciando um crime que muda completamente sua vida.
4. Naquele Fim de Semana
Baseado em um romance homônimo de Sarah Alderson, Naquele Fim de Semana é um filme de suspense dirigido por Kim Farrant (Terra Estranha) em 2022. Com uma trama que começa despretensiosa e vai crescendo em intensidade e muitas reviravoltas, o longa estrelado por Leighton Meester foi assistido por nada menos do que 79,95 milhões de horas, de acordo com o top 10 da Netflix.
Filmado na Croácia, local para onde Beth e sua melhor amiga Kate decidem viajar em seu “passeio anual”, o título segue os passos das duas jovens durante esse final de semana agitado, quando após irem para uma balada, Beth acorda sem saber onde Kate está. Desesperada em busca da amiga e sem poder contar com a ajuda da polícia, ela tenta descobrir o que aconteceu, embora não tenha nenhuma lembrança da noite anterior.
5. O Mundo Depois de Nós
Suspense psicológico australiano de 2023, O Mundo Depois de Nós é um filme escrito e dirigido por Sam Esmail (Mr. Robot) para a Netflix. Baseado no romance de mesmo nome de Rumaan Alam, o thriller toca em temas atuais como a dependência tecnológica, e traz uma proposta bastante extrema e crítica do que poderia acontecer se simplesmente fôssemos “deslogados” do mundo.
Protagonizado por Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke, Myha’la e Kevin Bacon, O Mundo Depois de Nós gira em torno de Amanda e Clay, um casal que decide passar um final de semana em um casarão com os filhos. Após um apagão e outros eventos estranhos, a família é surpreendida pela chegada de um pai e filha que alegam serem os donos da mansão e pedem para passar a noite ali. Uma estranheza que se intensifica quando eles descobrem que os Estados Unidos foi alvo de um ataque cibernético.
6. Brick
Thriller claustrofóbico e que cria espirais na cabeça da audiência, Brick é um filme alemão escrito e dirigido por Philip Koch (Tribes of Europe). Estrelado por Matthias Schweighöfer e Ruby O. Fee, o longa foi lançado pela Netflix em 2025, apresentando um mistério de ficção científica que vai sendo resolvido aos poucos como um bom quebra-cabeça.
Produção original da Netflix que estreou em primeiro lugar em 36 países, Brick segue os passos de Tim e Olivia, um casal que está vivendo uma crise no relacionamento após uma perda gestacional. Um dia, no entanto, quando tudo parece definitivamente prestes a ruir, Tim e Olivia acordam e descobrem que estão presos em seu apartamento cercados por uma parede preta sólida impenetrável. Um mistério que eles tentam resolver recorrendo aos vizinhos, também presos como eles.
Leia também:
- A Vizinha da Mulher na Janela | Kristen Bell estrela sátira de filme da Netflix
- O Mundo Depois de Nós | Entenda o final do filme
- O Menu | Conheça o filme de suspense que está dando o que falar
Leia a matéria no Canaltech.