7 jogos lançados em 2025 que já caíram no esquecimento

Tecnologia

Estamos nos aproximando do último trimestre do ano e, apesar de muitos jogos de 2024 ainda estarem frescos em nossa memória — como Metaphor: ReFantazio e Helldivers 2, por exemplo —, muitos títulos lançados neste ano já foram completamente esquecidos.

Há muitos motivos para um jogo deixar de ser assunto na comunidade gamer. Ele pode ter vendido mal por causa de um lançamento problemático ou ter sido ofuscado por outros títulos mais populares. Apesar disso, uma coisa é certa: nem todo jogo esquecido é ruim. Pelo contrário, muitos deles se tornam “joias perdidas” e são redescobertos e aclamados com o tempo.

Pensando nos jogos lançados em 2025 que já foram esquecidos, o Canaltech reuniu 7 que passaram por problemas e mal são mencionados entre o público gamer em geral.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

7. Avowed

Jogos lançados entre janeiro e fevereiro normalmente acabam passando despercebidos pelos jogadores com o passar do ano. Contudo, Avowed, um dos grandes títulos first-party do Xbox em 2025, sofreu ainda mais com o esquecimento — e, para isso, bastou um lançamento controverso.

Avowed sofreu com expectativas altas de jogadores que esperavam um ‘Skyrim-like’ (Divulgação/Microsoft)

Avowed foi desenvolvido pela Obsidian Entertainment, um dos estúdios mais proativos da Microsoft. O RPG foi prejudicado pela expectativa de ser parecido com Skyrim e pela ausência de elementos dos quais alguns jogadores sentiram falta.

Apesar de um lançamento popular no Steam, com um pico de 20 mil jogadores simultâneos, Avowed tem registrado entre 200 e 400 jogadores diários na plataforma da Valve, segundo o SteamDB. Vale lembrar que se trata de um aguardado jogo first-party do Xbox, e por essa lógica, deveria ser ainda mais marcante, não o contrário.

6. Bleach: Rebirth of Souls

Apesar de ter publicado Elden Night: Reign, a Bandai Namco parece estar com dificuldades para encontrar grandes sucessos em 2025. É o caso de Bleach: Rebirth of Souls, lançado em 20 de março de 2025, que parece já ter sido deixado de lado pelos jogadores.

Bleach: Rebirth of Souls foi muito criticado em seu lançamento (Divulgação/Bandai Namco)

Bleach: Rebirth of Souls é um jogo de luta no estilo arena que prometia levar as batalhas épicas do anime para os videogames. Muitos jogadores criticaram duramente tanto a Bandai Namco quanto o jogo, apontando problemas técnicos logo no lançamento. No Steam, o título tem avaliações mistas tanto dos usuários quanto da crítica especializada. Apesar disso, o game segue recebendo atualizações.

Apesar dos problemas no lançamento, o Canaltech avaliou Bleach: Rebirth of Souls como um prato cheio para os fãs do anime de Ichigo.

5. Atomfall

Atomfall é um daqueles casos clássicos de um jogo lançado em meio a vários títulos AAA ou de maior sucesso. Ele chegou no fim de março, mesmo mês de Assassin’s Creed Shadows e Split Fiction, ambos considerados muito bem-sucedidos.

Apesar de não ser muito comentado, Atomfall foi considerado um sucesso pela Rebellion (Divulgação/Rebellion)

Contudo, Atomfall é a prova de que o esquecimento nem sempre está relacionado à qualidade ou ao desempenho comercial, como no caso de Avowed. A desenvolvedora Rebellion afirmou que o título vendeu bem no lançamento e registrou 2 milhões de jogadores (o jogo também chegou ao Xbox Game Pass). Uma sequência foi mencionada pelo estúdio, embora o game não seja muito comentado atualmente.

4. Fatal Fury: City of the Wolves

Fatal Fury: City of the Wolves foi um dos títulos que levantou muitas discussões sobre seu desempenho comercial. Para contextualizar, o jogo de luta foi lançado em abril e contou com uma forte campanha de marketing, que trouxe ícones da vida real para o game, como o jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Além disso, o título foi amplamente divulgado fora da “bolha” dos jogos de luta, marcando presença em eventos como a Brasil Game Show 2024.

Fatal Fury contou com um marketing expressivo, e trouxe Cristiano Ronaldo ao elenco (Diulgação/SNK)

Apesar dos esforços da SNK, uma reportagem do Insider Gaming reportou que o jogo estava com vendas fracas no Japão e poucos usuários no Steam, o que teria levado à renúncia do CEO da empresa em maio.

3. The First Berserker: Khazan

Apesar de ainda registrar bons números no Steam, o soulslike The First Berserker: Khazan é pouco mencionado pelos jogadores, mesmo tendo sido lançado em maio.

Alguns jogadores atribuem a falta de popularidade de The First Berserker: Khazan ao estilo de anime (Divulgação/Nexon)

O diretor criativo do jogo, Junho Lee, afirmou que os jogadores estavam preferindo abandonar o soulslike a mudar a dificuldade. Diferentemente de muitos títulos do gênero, The First Berserker: Khazan oferece opções de dificuldade, mas parece que isso não é suficiente para reter os jogadores.

Alguns usuários em comunidades do Reddit relacionaram a falta de popularidade ao estilo de anime do jogo e até ao seu preço, considerado elevado. The First Berserker: Khazan também ficou abaixo das expectativas comerciais da Nexon, publicadora do jogo.

2. Blades of Fire

Você sabia que a desenvolvedora do aclamado Metroid Dread lançou outro jogo este ano? Provavelmente não, e talvez por isso você nem saiba o que é Blades of Fire. O título de ação e aventura foi lançado em maio para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, mas suas vendas ficaram abaixo do esperado pela Digital Bros., empresa-mãe da publisher 505 Games, que publicou o game.

Versão de PC de Blades of Fire é exclusiva da Epic Games Store (Divulgação/Digital Bros.)

Um dos grandes problemas que podem ter prejudicado, e muito, o desempenho comercial de Blades of Fire foi seu lançamento para PC exclusivo na Epic Games Store. Outro fator que não ajudou em nada na popularidade foi seu preço cheio.

1. Shadow Labyrinth

Uma das ideias mais ousadas que parecem não ter surtido efeito foi a de Shadow Labyrinth, um metroidvania sombrio inspirado no ilustre Pac-Man. O jogo foi lançado em julho e mesmo com algumas semanas no mercado é pouco comentado entre os jogadores. Vale lembrar que o título também contou com um episódio dedicado na série de antologia Secret Level em 2024.

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Shadow Labyrinth não foi muito comentado (Divulgação/Bandai Namco)

Além disso, Shadow Labyrinth teve uma recepção mista entre críticos e jogadores, e registra menos de 100 usuários simultâneos no Steam há quase um mês.

Relembre a lista dos jogos lançados em 2025 que já foram esquecidos e ninguém fala mais neles:

  1. Shadow Labyrinth
  2. Blades of Fire
  3. Fatal Fury: City of the Wolves
  4. The First Berserker: Khazan
  5. Atomfall
  6. Bleach: Rebirth of Souls
  7. Avowed 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.