7 jogos feitos por fãs que foram banidos pelas empresas

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Um dos fatores que definem a força de um jogo é a sua comunidade. Títulos como Stardew Valley, Five Nights at Freddy’s, Hollow Knight e até mesmo Pokémon seguem firmes até hoje justamente pelo engajamento de sua base de jogadores. E não há carta de amor maior do que um fã criar um jogo de sua franquia preferida.

Infelizmente, nem todas as empresas de games pensam assim e acabam encerrando muitos desses projetos. A Nintendo é uma das primeiras companhias que vêm à mente quando pensamos em jogos de fãs retirados do ar. De fato, a Big N tem protagonizado diversas ações contra esses projetos nos últimos anos, o que lhe rendeu críticas duras de jogadores do mundo todo.

Mas não é apenas a dona do suposto Nintendo Switch 2 que se envolveu em cancelamentos do tipo. Muitas outras companhias, incluindo algumas normalmente amigáveis com projetos de fãs, repetiram as ações da Big N.


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Pensando nesses jogos feitos por fãs, reunimos alguns projetos incríveis que foram simplesmente eliminados pelas empresas.

7. Spyro: Myths Awaken

Se há um termo que causa pesadelos em desenvolvedores de jogos de fãs, é o famigerado ‘cease and desist’ (em tradução livre, “cessar e desistir”). O termo nada mais é do que uma notificação em forma de ordem ou carta emitida por um tribunal, empresa ou pessoa. É um ultimato para que o destinatário interrompa atividades consideradas ilegais, sob o risco de se tornar uma ação judicial caso seja ignorado.

Foi o que aconteceu em 2018 com o projeto Spyro: Myths Awaken, após seu criador, Sebastian Chapman, receber uma carta da Activision alegando que o título infringia a propriedade intelectual da franquia. O projeto foi planejado por quatro anos antes de entrar em desenvolvimento em 2017. O problema é que, na época, a Activision estava lançando a coletânea Spyro Reignited Trilogy.

Chapman parou a produção de Spyro: Myths Awaken, mas não abandonou o projeto de imediato: ele trocou os assets e o nome do título para Zera: Myths Awaken. O desenvolvedor seguiu trabalhando no jogo e planejava lançá-lo no Steam em Acesso Antecipado. Porém, a última atualização do fan game no Itch.io, em 2022, foi para anunciar um hiato por tempo indeterminado.

6. Streets of Rage Remake

A clássica trilogia Streets of Rage, da SEGA, lançada para Master System, Mega Drive e Game Gear, também foi homenageada com um fan game. O projeto é talvez uma das versões mais completas da franquia de beat ‘em up, com adições expressivas, como mecânicas inéditas, novos modos, 19 personagens jogáveis e conteúdos cortados dos jogos originais.

Streets of Rage Remake foi criado pelo time Bombergames a partir de 2003 e contou com 20 desenvolvedores até seu lançamento, em 2011. Pouco tempo depois que os links para download do jogo foram disponibilizados no fórum da equipe, a SEGA enviou um cease and desist para a Bombergames, resultando na remoção dos arquivos do remake.

5. No Mario’s Sky

Falando em uniões improváveis, No Mario’s Sky é um excelente representante dessa categoria. O fan game mistura Super Mario Bros. e No Man’s Sky, permitindo aos jogadores explorar um mundo infinito e curvo enquanto coletam moedas e saltam por plataformas.

No Mario’s Sky foi desenvolvido em 72 horas por um estúdio de quatro pessoas, o ASMB Games, durante a game jam (evento de desenvolvimento de jogos a partir de um tema) Ludum Dare 36. Claro que a Nintendo não gostou da história e acabou derrubando o projeto por violação de direitos autorais (DMCA).

A solução do ASMB Games foi substituir todos os assets e trocar o nome do jogo para DMCA’s Sky, como forma de ironizar a situação. O título possui página no Itch.io até hoje e ganhou um sucessor espiritual com mais conteúdo, chamado Deepsky.

4. Chrono Trigger: Crimson Echoes

Outra gigante japonesa que já se envolveu negativamente com projetos de fãs foi a Square Enix. O caso aconteceu com Chrono Trigger: Crimson Echoes, uma ROM hack (versão modificada) de Chrono Trigger para Super Nintendo. O jogo era uma sequência do título original e foi desenvolvido por cerca de cinco anos por uma equipe internacional chamada Kajar Laboratories, com o projeto sendo encerrado em 2009.

Apesar de não ter sido lançado oficialmente pela equipe, o jogo já contava com 35 horas de duração e 10 finais diferentes. Semanas antes do lançamento, a Square Enix emitiu uma ordem de cease and desist por violação de propriedade intelectual. Versões alpha e até uma edição ainda mais completa acabaram vazando na internet.

3. Resident Evil CODE: Veronica Remake

Um dos cancelamentos mais recentes de um fan game é o de Resident Evil CODE: Veronica Remake, que acabou não vendo a luz do dia. O projeto seguia o estilo dos remakes de Resident Evil 2 e 3, com perspectiva em terceira pessoa over-the-shoulder (sobre o ombro) e a opção de câmera fixa, como nos originais.

O projeto foi cancelado em 2023, após os criadores revelarem que a Capcom entrou em contato para encerrá-lo. “Lamentamos dizer que eles o cancelaram por pura maldade, já que não há sinais de que um Code: Veronica oficial esteja vindo deles”, contou um dos desenvolvedores no Discord do projeto. Apesar da Capcom negar a existência de um remake oficial, rumores recentes indicam que a empresa pode, sim, estar refazendo Code: Veronica e Resident Evil 0.

2. Pokémon Uranium

Um dos casos mais emblemáticos de fan games cancelados, Pokémon Uranium é, definitivamente, um dos mais populares desta lista. ROM hacks e jogos de fãs baseados na franquia Pokémon são extremamente comuns e populares na comunidade.

Desenvolvido ao longo de nove anos, Pokémon Uranium foi diferente: trouxe 150 novas espécies de monstrinhos, gráficos excelentes e mecânicas que nem mesmo a The Pokémon Company e a Game Freak conseguiram entregar aos fãs. O título chegou a ser indicado na categoria de Melhor Jogo de Fã no The Game Awards 2016.

Infelizmente, a Nintendo enviou diversas notificações de DMCA, forçando os desenvolvedores a encerrar o projeto, fechar os servidores e tirar o jogo do ar. No entanto, membros da própria comunidade de Pokémon Uranium acabaram retomando o desenvolvimento, lançando correções de bugs e até reativando os servidores.

1. AM2R (Another Metroid 2 Remake)

A Nintendo voltou suas atenções para os jogos de fãs mais uma vez em 2016. Além de Pokémon Uranium, AM2R (Another Metroid 2 Remake) também foi alvo dos advogados da Big N. O jogo é um remake de Metroid II: Return of Samus, sequência do aclamado metroidvania de NES que ficou “preso” no Game Boy. AM2R é visto como um dos melhores fan games já feitos, por não apenas recriar a experiência do título original, mas também por aprimorá-la com novas mecânicas e um level design refeito.

Assim como Pokémon Uranium, AM2R também foi indicado na categoria de Melhor Jogo de Fã no The Game Awards 2016, antes de ser derrubado pela Nintendo. O problema é que a empresa já estava produzindo seu próprio remake de Metroid II para o 3DS, intitulado Metroid: Samus Returns, o que gerou um conflito direto com o projeto de 10 anos de Milton Guasti, o criador do AM2R.

O final desta história, porém, não foi tão triste. O desenvolvedor Milton Guasti foi contratado posteriormente pela Moon Studios para trabalhar em Ori and the Will of the Wisps. Outros membros da equipe do fan game formaram a Squid Shock Studios e lançaram, no ano passado, o jogo Bō: Path of the Teal Lotus.

7 jogos de fãs que sumiram

Os jogos feitos por fãs podem ser de vários tipos: remakes, uma nova entrada na série, atualizações de texturas, correção de bugs ou ports para outras plataformas. Enfim, as possibilidades são quase infinitas. Relembre nossa lista com 7 que foram apagados do mapa sem dó nem piedade pelas empresas: 

  1. Spyro: Myths Awaken
  2. Streets of Rage Remake
  3. No Mario’s Sky
  4. Chrono Trigger: Crimson Echoes
  5. Resident Evil Code Veronica Remake
  6. Pokémon Uranium
  7. AM2R

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