Apple acusa Oppo de usar ex-funcionário para roubar segredos do Apple Watch

Tecnologia

A Apple acusou a Oppo de contratar um ex-funcionário da equipe do Apple Watch e incentivá-lo a roubar segredos comerciais e utilizá-los no novo emprego na fabricante chinesa.

Segundo a Bloomberg, a acusação consta em uma queixa apresentada pela Apple na quinta-feira (21), em um tribunal federal na Califórnia. O documento cita Chen Shi, arquiteto de sistemas de sensores, que deixou a empresa em junho.

De acordo com a denúncia, Shi acessou de forma secreta documentos confidenciais sobre tecnologias de detecção de saúde da Apple para beneficiar a Oppo. A ação teria como objetivo desenvolver um dispositivo vestível para a concorrente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Dr. Shi organizou e participou de dezenas de reuniões individuais com membros da equipe técnica do Apple Watch para aprender sobre suas pesquisas em andamento”, afirma a denúncia.

Três dias antes de deixar a Apple, o arquiteto baixou 63 documentos de uma pasta protegida durante a madrugada e os transferiu para um pendrive.

Em resposta à Bloomberg, a Oppo declarou não ter encontrado evidências que comprovem ligação entre as acusações da Apple e a conduta de Shi durante seu trabalho na fabricante chinesa.

Shi falou sobre coleta de informações com executivo da Oppo

Shi também teria enviado uma mensagem em chinês ao vice-presidente de saúde da Oppo antes de deixar a Apple. No texto, afirmou que havia revisado diversos materiais internos e realizado reuniões individuais para coletar o máximo de informações possíveis e compartilhá-las com executivos da fabricante chinesa.

Após sua saída da Apple, Chen Shi passou a trabalhar no centro de pesquisa da Oppo no Vale do Silício, que atua com as marcas Oppo e InnoPeak.

Leia mais:

Veja todas as perguntas e respostas do Canaltech sobre o Motorola Razr 60 Ultra:

Leia a matéria no Canaltech.