Elon Musk processa Apple e OpenAI por suposto favorecimento na App Store

Tecnologia
Resumo
  • xAI, de Elon Musk, processa Apple e OpenAI no Texas, alegando que as empresas conspiram para limitar concorrentes na App Store.
  • Ação aponta acordo de exclusividade para integrar o ChatGPT aos dispositivos da Apple como motivo para não destacar X e Grok na loja de aplicativos.
  • Disputa ocorre após discussão entre Musk e Sam Altman, CEO da OpenAI, no X.

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, entrou com uma ação judicial contra a Apple e a OpenAI, alegando que as duas companhias conspiram ilegalmente para prejudicar concorrentes do setor, impedindo que concorrentes do ChatGPT tenham destaque na App Store.

O que a xAI e Elon Musk alegam?

A ação foi registrada em um tribunal federal no estado americano do Texas e afirma que a Apple e a OpenAI conspiraram para suprimir produtos da xAI, inclusive na App Store. Na peça judicial, a xAI diz que a Apple e a OpenAI “fecharam o mercado para manter seus monopólios e impedir que empresas inovadoras, como o X e a xAI, possam concorrer”.

O processo aponta o acordo de exclusividade entre a Apple e a OpenAI como o único motivo para que o X e o Grok não apareçam de modo mais proeminente na App Store. Esse acordo citado é a parceria entre as duas empresas para integrar o ChatGPT a iPhones, iPads e Macs, como parte da Apple Intelligence, apresentada em junho de 2024.

A agência de notícias Reuters procurou a Apple e a OpenAI, mas nenhuma das duas respondeu aos pedidos para comentar o assunto.

Briga começou nas redes sociais

O processo surge semanas depois de Musk acusar, em sua conta no X, a Apple de manipular o ranking de apps mais baixados da App Store para favorecer a OpenAI, o que teria impedido que outras empresas de IA chegassem ao topo da lista de downloads.

Na ocasião, a Apple negou que exista qualquer favorecimento e afirmou que a loja foi projetada para ser justa, combinando recomendações geradas por algoritmos e listas curadas por especialistas, baseadas em critérios objetivos.

A publicação de Musk recebeu uma nota da comunidade, com informações acrescentadas por usuários do X, apontando que o DeepSeek já chegou ao topo do ranking global e que a Perplexity alcançou o posto de app mais baixado da Índia.

Sam Altman, CEO da OpenAI, também entrou no bate-boca, compartilhando uma reportagem de 2023 que alega que o próprio Musk impulsiona artificialmente seus posts no X. O dono da rede social retrucou, apontando que Altman tem um alcance muito maior, mesmo com um número muito menor de seguidores.

Vale lembrar que Musk é um dos co-fundadores da OpenAI, mas se afastou poucos anos após o início das atividades. Desde então, ele briga com a diretoria da empresa, que chegou a processar o bilionário para impedir novas ações judiciais.

Com informações da Reuters

Elon Musk processa Apple e OpenAI por suposto favorecimento na App Store