NotebookLM do Google vai gerar vídeos em português; entenda como funciona

Tecnologia

A ferramenta NotebookLM, do Google, expandiu o recurso para fazer criar vídeos com resumos de IA para 80 idiomas, incluindo o português. A novidade permite criar um vídeo em formato de slideshow para trazer os principais destaques de uma pesquisa.

O NotebookLM já tinha uma ferramenta para criar resumos de áudio, no qual gerava uma espécie de podcast com inteligência artificial para falar do tema. O suporte aos vídeos chegou em julho deste ano apenas em inglês, mas foi levado a outros idiomas a partir desta segunda-feira (25).

Em teste feito pelo Canaltech, a ferramenta funcionou em português apenas em contas com planos pagos de IA do Google. Por outro lado, a empresa destacou que a distribuição ocorre durante a semana, então mais contas podem receber a opção nos próximos dias.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O processo demorou cerca de três minutos para criar um vídeo com cinco minutos de duração. Ao escolher o modo padrão de identificação de idioma, a narração ocorreu em português de Portugal.

NotebookLM pode criar vídeos em português para resumir suas pesquisas (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Vale lembrar que o NotebookLM é um assistente de IA que funciona somente ao ser abastecido com fontes específicos, como sites, PDFs e vídeos. 

A Gigante de Mountain View destaca que o gerador de vídeos pode incorporar citações, imagens e diagramas dos materiais originais.

Como criar vídeos pelo NotebookLM

Siga estes passos:

  1. Abra o NotebookLM pelo computador (notebooklm.google.com);
  2. Crie um novo caderno e insira as fontes iniciais;
  3. Pressione “Resumo em vídeo” no menu lateral;
  4. Aguarde até o vídeo ficar pronto.

É possível reproduzir o conteúdo pelo próprio site ou baixar o arquivo no computador. Caso você adicione novas fontes ao documento, é necessário gerar outro resumo para ter os dados atualizados.

Leia também:

VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)

Leia a matéria no Canaltech.