Android terá nova barreira contra apps maliciosos fora da Play Store

Tecnologia

Para combater apps maliciosos, o Google vai exigir que os apps instalados por fora da Play Store sejam registrados por desenvolvedores verificados. A medida vai afetar apenas celulares e tablets certificados e não é imediata.

A alteração é direcionada à capacidade de instalar apps de qualquer fonte no Android, como ocorre com computadores com Windows, macOS e Linux. Com o recurso, os usuários podem baixar arquivos APK e, ao executá-los, adicionar novos programas no celular, tablet, TV e afins, sem depender da loja de apps oficial.

Por um lado, esse recurso garante mais liberdade, pois os desenvolvedores podem distribuir os aplicativos por outros canais sem se limitar à Play Store. Do outro, esse recurso é explorado indevidamente para distribuir malwares e outras ameaças no sistema – e é justamente essa situação que o Google quer atacar com a medida.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A partir de 2026, o Google passará a exigir que os aplicativos sejam registrados por desenvolvedores com identidade confirmada. “A nova verificação de desenvolvedores do Android é uma camada extra de segurança que dissuade os maus atores e torna mais difícil a propagação de ameaças”, disse a empresa.

Essa medida, no entanto, será aplicada apenas celulares, tablets e demais aparelhos certificados – ou seja, vendidos com o ecossistema do Google Play. Isso inclui dispositivos da Samsung, Motorola, Xiaomi e outras marcas.

Confirmação de identidade

A análise será realizada a partir de dados pessoais, como o nome, endereço, e-mail e número de telefone.

No caso de empresas, será exigido o número D-U-N-S, identificador único de companhias desenvolvido pela Dun & Bradstreet. Documentos oficiais de identificação emitidos por governos também serão exigidos para concluir o processo.

Após esse processo, os desenvolvedores poderão incluir uma assinatura digital nos pacotes dos aplicativos para confirmar a origem.

Para estudantes, a empresa informou que vai criar um tipo de conta do Android Developer Console separado. “Reconhecemos que suas necessidades são diferentes das dos desenvolvedores comerciais”, explicou.

Por enquanto, o Google abriu apenas uma prévia para desenvolvedores, com direito a um convite para participar de um fórum exclusivo, suporte prioritário para cumprir os novos requisitos e opções para enviar feedbacks.

As instruções de inscrição estão disponíveis no site do programa (developer.android.com).

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO:  O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora? 

Leia a matéria no Canaltech.