
As carcaças de cartões microSD têm diversas letras, números e siglas gravadas. Cada um desses indicadores aponta para especificações presentes no cartão de memória.
Números em MB, GB ou TB indicam a capacidade de armazenamento do cartão de memória. Já sufixos como “HC”, “XC” e “UC” descrevem o tipo do cartão microSD.
Há também indicadores para a classe de velocidade (a exemplo de “Classe 10” ou “Express”), velocidade de barramento (como “UHS-II”) e classe de aplicação (vide “A1”).
A seguir, entenda o significado das letras e números gravados na carcaça do microSD.
Índice
O que significam as letras e números no cartão microSD?
Os cartões de memória contam com diversas letras, siglas e números em sua carcaça. Esses indicadores mostram características específicas dos cartões, com base nas classificações definidas pela SD Association, que padroniza e certifica os cartões SD.
A seguir, entenda o que significam as especificações do microSD, usadas para classificar diferentes tipos de cartão de memória.
1. Capacidades do microSD
Uma das especificações mais visíveis em um microSD refere-se à capacidade do cartão de memória, que diz respeito ao limite máximo de capacidade do padrão, bem como o sistema de arquivo suportado. O indicador é ilustrado por sufixos após o “SD”, que correspondem à capacidade máxima suportada por cada padrão.
Os quatro padrões de capacidade dos cartões microSD incluem:
- Secure Digital (SD): padrão com capacidade de até 2 GB, que usa os sistemas de arquivos FAT12 e 16;
- Secure Digital High Capacity (SDHC): padrão com capacidade entre 2 GB e 32 GB, que utiliza o sistema de arquivos FAT32;
- Secure Digital Extended Capacity (SDXC): padrão de capacidade entre 32 GB e 2 TB, que usa o sistema de arquivos exFAT;
- Secure Digital Ultra Capacity (SDUC): padrão de capacidade entre 2 TB e 128 TB, e que utiliza o sistema de arquivos exFAT.
Nos cartões de memória, você identificará os padrões pelas siglas SD, SDHC, SDXC e SDUC.

2. Tamanho de armazenamento
Se as siglas derivadas de SD indicam a capacidade máxima suportada pelo padrão, os números representados em MB, GB ou TB ilustram o tamanho de armazenamento do cartão de memória. Ou seja, os números indicam o limite máximo de armazenamento dos cartões para salvar dados.
No mercado, os cartões microSD costumam ser vendidos com as seguintes capacidades de armazenamento: 512 MB, 1 GB, 2 GB, 4 GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB e 2 TB.

3. Classe de velocidade
Outro indicador numérico importante em cartões microSD é a classe de velocidade. A especificação indica a velocidade mínima de gravação sequencial para fluxos contínuos de dados (como gravações de vídeo), com o objetivo de evitar queda de quadros e garantir reprodução suave de conteúdos.
Abaixo seguem os quatro tipos de indicações de velocidade em cartões microSD, de acordo com a SD Association.
Speed Class
O Speed Class ou Classe de Velocidade reúne cartões com velocidade mínima de gravação sequencial entre 2 MB/s e 10 MB/s, voltados para mídias em padrões mais antigos, em resolução SD e até Full HD. Há cinco categorias ao todo:
- Classe 2: velocidade mínima de gravação sequencial de 2 MB/s;
- Classe 4: velocidade mínima de gravação sequencial de 4 MB/s;
- Classe 6: velocidade mínima de gravação sequencial de 6 MB/s;
- Classe 8: velocidade mínima de gravação sequencial de 8 MB/s;
- Classe 10: velocidade mínima de gravação sequencial de 10 MB/s.
Nos cartões, o Speed Class será indicado por um número par (de 2 a 10) dentro de uma letra “C”.

UHS Speed Class
Outra classe de velocidade é a Ultra-High Speed (UHS Speed Class), projetada para cartões de memória com barramento UHS. Trata-se de uma classe de velocidade mais rápida e atual do que a Speed Class, com suporte para gravações em 4K.
Existem dois tipos de microSD UHS Speed Class:
- UHS 1 (U1): velocidade mínima de gravação sequencial de 10 MB/s;
- UHS 3 (U3): velocidade mínima de gravação sequencial de 30 MB/s.
O UHS Speed Class é indicado pelo número “1” ou “3” dentro de uma letra “U”.

Video Speed Class
A classe Video Speed Class surgiu para atender a gravações de vídeo em alta resolução (4K e 8K), e inclui suporte para memórias flash 3D NAND. Ao todo, existem cinco classificações de Video Speed Class:
- V6: velocidade mínima de gravação sequencial de 6 MB/s;
- V10: velocidade mínima de gravação sequencial de 10 MB/s;
- V30: velocidade mínima de gravação sequencial de 30 MB/s;
- V60: velocidade mínima de gravação sequencial de 60 MB/s;
- V90: velocidade mínima de gravação sequencial de 90 MB/s;
O indicador do Video Speed Class é ilustrado por um “V” seguido do número correspondente à velocidade mínima de gravação sequencial.

SD Express Speed Class
Por fim, há a classe de velocidade SD Express Speed Class. O padrão também é voltado para gravações em alta resolução, mas conta com recursos exclusivos como uso para protocolo NVMe, suporte para acesso multistream, além de gerenciamento térmico e de energia otimizados.
Existem quatro versões do SD Express Speed Class até o momento:
- E150: velocidade mínima de gravação sequencial de 150 MB/s;
- E300: velocidade mínima de gravação sequencial de 300 MB/s;
- E450: velocidade mínima de gravação sequencial de 450 MB/s;
- E600: velocidade mínima de gravação sequencial de 600 MB/s.
Nos cartões de memória, o SD Express Speed Class é ilustrado pela letra “E” seguida da velocidade mínima de gravação sequencial.

4. Velocidade de barramento
A velocidade de barramento (também chamada de bus speed) corresponde à taxa máxima de transferência entre o cartão e o dispositivo. Em outras palavras, trata-se da velocidade do cartão de memória mais alta para o envio ou recebimento de dados.
Logo, se a classe de velocidade aponta para o valor mínimo (em MB/s) de gravações, a velocidade de barramento determina o valor máximo da transferência de dados do cartão.
Abaixo segue a relação das interfaces de barramento, junto das respectivas velocidades de barramento, compatibilidade com cartões, e indicações.
Interface de barramento | Tipo de cartão | Indicador (no cartão) | Velocidade máxima de barramento |
Default Speed (Normal Speed) | SD, SDHC, SDXC e SDUC | 12,5 MB/s | |
High Speed | SD, SDHC, SDXC e SDUC | 25 MB/s | |
UHS-I | SDHC, SDXC e SDUC | “SDHC I”, “SDXC I” ou “SDUC I” | 50 MB/s ou 104 MB/s |
UHS-II | SDHC, SDXC e SDUC | “SDHC II”, “SDXC II” ou “SDUC II” | 156 MB/s ou 312 MB/s |
UHS-III | SDHC, SDXC e SDUC | “SDHC III”, “SDXC III” ou “SDUC III” | 312 MB/s ou 624 MB/s |
SD Express | SDHC, SDXC e SDUC | “SDHC EX I”, “SDXC EX I” ou “SDUC EX I” | 985 MB/s, 1970 MB/s ou 3940 MB/s |
Importante mencionar que as interfaces de barramento UHS-II, UHS-III e SD Express usam duas vias para transferência de dados por meio de duas fileiras de pinos. No modo Full Duplex, há uma via para downstream e outra para upstream; já no modo Half Duplex, ambas as vias focam na mesma direção.

5. Classe de aplicação
Se as velocidades sequenciais são úteis para fotografias e filmagens, as classes de aplicação atendem ao uso do microSD para armazenamento de dados de aplicativos. Isso porque a Application Performance foi introduzida para permitir o manejo de apps, bem como a compilação de dados salvos em um cartão SD.
Atualmente, existem duas classes de Application Performance, classificadas com base na média mínima de comandos de leitura e gravação de 4 KB que podem ser executados por segundo (IOPS), e no desempenho sequencial mínimo sustentado (em MB/s).
- Classe 1 (A1): 1500 IOPS mínimos de leitura aleatória, 500 IOPS mínimos de gravação aleatória, e velocidade mínima sustentada de gravação sequencial de 10 MB/s;
- Classe 2 (A2): 4000 IOPS mínimos de leitura aleatória, 2000 IOPS mínimos de gravação aleatória, e velocidade mínima sustentada de gravação sequencial de 10 MB/s;
As classes de aplicação aparecem nos cartões microSD como “A1” ou “A2”.

6. Sinalização de baixa tensão
A especificação “LV” não é tão comum, mas pode ser encontrada em alguns cartões microSD. A sigla vem do termo “Low Voltage Signaling”, e indica cartões de memória capazes de operar em 3,3 V ou 1,8 V, de modo a aumentar a eficiência de energia.
Em muitos casos, o cartão de memória será marcado apenas com a sigla “LV”. Mas em outras situações, o indicador pode estar como “LV50”, “LV104”, “LV156” ou “LV624”, de acordo com a velocidade máxima de barramento do cartão.

7. Armazenamento flash NAND
Alguns cartões microSD também podem indicar o tipo de flash NAND usado para o armazenamento de dados. E dentre as siglas que você poderá encontrar, estão:
- SLC: sigla de Single-Level Cell, que refere-se à memória NAND capaz armazenar 1 bit por célula;
- MLC: sigla de Multi-Level Cell, cuja memória NAND pode armazenar 2 bits por célula;
- TLC: sigla de Triple-Level Cell, ou seja, cuja memória NAND pode armazenar 3 bits por célula;
- QLC: sigla de Quad-Level Cell, cuja memória NAND pode armazenar 4 bits por célula.
Importante mencionar que as marcas raramente indicam essas siglas nos cartões microSD. Também pode não ser tão fácil encontrar esse indicador nas especificações do produto.
8. Suporte ao elemento seguro (SE)
Por fim, determinados cartões microSD podem apresentar o termo “smart” gravado na carcaça. Cartões smartSD utilizam a arquitetura SD e habilitam a comunicação com um elemento seguro (SE) incorporado, resultando em funcionamentos sem contato, via NFC.
Caso seu cartão de memória esteja gravado com a sigla “smart”, você poderá usá-lo para gerenciar dados e redes IoT, armazenar acessos ou mesmo executar pagamentos.
Como saber se o microSD é compatível com determinado dispositivo
Você pode descobrir se seu microSD é compatível com determinado eletrônico de consumo ao verificar as especificações do aparelho referentes à capacidade de armazenamento externo.
Um dos principais pontos a ser analisado é o tipo de microSD (SD, SDHC, SDXC ou SDUC), já que o padrão do cartão de memória precisa ter capacidade de armazenamento e sistema de arquivos compatíveis com o dispositivo eletrônico.
Vale também investigar especificações obrigatórias de alguns aparelhos. Usando o exemplo de microSD para Nintendo Switch, é preciso considerar que microSD, microSDHC, microSDXC e microSD Express são compatíveis com o console, mas o Nintendo Switch 2 só tem suporte para cartões microSD Express.
Se não houver mais indicações nas especificações do dispositivo, significa que as demais características do microSD não são obrigatórias para compatibilidade. Contudo, determinadas classes de velocidade e velocidades de barramento poderão performar melhor que outras, dependendo da necessidade.
Por que meu cartão microSD não tem indicadores de letras e números?
Seu cartão microSD pode não ter especificações gravadas na carcaça em duas situações: ausência de recursos ou produto não oficial.
Tratando-se de produtos originais, a ausência de letras, siglas ou números pode indicar que o microSD só conta com recursos (como velocidade de barramento) na versão padrão ou que o produto não possui as funcionalidades mais atuais. Isso pode ser bastante comum em cartões de memória antigos.
Já caso o microSD não seja oficial, é possível que a marca deixou de gravar as especificações na carcaça para redução de custos na produção. Contudo, a ausência de indicadores dificulta saber quais especificações o periférico de armazenamento realmente possui.
UHS-II, Express, XC e Classe 10: o que significam as letras e números dos cartões microSD