Não decolou. A SpaceX cancelou nesta segunda-feira (25) — pelo segundo dia consecutivo — o décimo teste de voo do foguete Starship. O anúncio do cancelamento foi feito às 21h02 (horário de Brasília), pouco menos de 30 minutos antes do fim da janela de decolagem, que teve início às 20h30.
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
- Elon Musk promete assumir mais riscos após sexta falha do foguete Starship
Uma nova tentativa de voo deve ocorrer nesta terça-feira (26), em uma janela de uma hora — das 20h30 às 21h30.
De acordo com a empresa de Elon Musk, o novo adiamento ocorreu devido às condições climáticas na região da Starbase, localizada no sul do Texas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Adiando a tentativa de teste de voo de hoje devido ao clima. A equipe da Starship está determinando a próxima melhor oportunidade disponível para voar”, publicou a companhia em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).
Standing down from today’s flight test attempt due to weather. Starship team is determining the next best available opportunity to fly
— SpaceX (@SpaceX) August 26, 2025
Musk também recorreu às redes sociais para destacar que o lançamento precisou ser cancelado por causa de “nuvens negras” que pairavam sobre o local, alertando para o risco de raios.
Launch called off for tonight due to anvil clouds over launch site (lightning risk)
— Elon Musk (@elonmusk) August 26, 2025
Cancelamento número 1
O primeiro cancelamento do décimo teste ocorreu no domingo (24), cerca de 17 minutos antes da abertura da janela de lançamento, prevista para 20h30. Segundo a SpaceX, o adiamento foi necessário para “resolver um problema nos sistemas de solo”.
A anomalia citada envolvia tanto a plataforma de lançamento da Starbase quanto a infraestrutura de suporte ao redor, essenciais para a decolagem da nave.
Características da Starship
O Starship é considerado o foguete mais poderoso já construído. Ele é formado pelo propulsor Super Heavy — com 70 metros de altura — e pelo estágio superior conhecido como Ship — de 52 metros.
Ambas as estruturas são feitas em aço inoxidável e utilizam motores Raptor, considerados de última geração. Além disso, a nave pode transportar até 150 toneladas de carga útil e foi projetada para ser totalmente reutilizável.
A expectativa é que a Starship seja usada nos planos de Musk de levar humanos a Marte. O foguete também é peça-chave para o programa Artemis, da NASA, que visa levar astronautas de volta à Lua.

Leia mais:
- Starship | Acidentes, rumores sobre falhas e a previsão de lançamento para 2026
- SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Leia a matéria no Canaltech.