Uma das decisões mais polêmicas da Nintendo referentes ao Switch 2 foi trazer os Game-Key Cards como opção de mídia para o console. Apesar de também se tratar de uma espécie de mídia física — já que exige que o cartão esteja no console para jogar —, os Game-Key Cards exigem conexão com a internet para baixar os jogos. Porém, esse tipo de mídia pode atrapalhar a preservação de games no Japão.
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A Biblioteca Nacional da Dieta do Japão (NDL), órgão do parlamento japonês que conserva jogos desde os anos 2000 e já conta com 9,6 mil títulos preservados, afirmou que os games lançados no formato de Game-Key Cards não serão elegíveis para preservação, como informa a revista japonesa Famitsu.
Após serem questionados sobre a polêmica mídia do Nintendo Switch 2, os representantes da NDL afirmaram que “apenas mídias físicas que contenham o conteúdo em si” são elegíveis. “Como um Game-Key Card, por si só, não se qualifica como conteúdo, ele fica fora do nosso escopo de coleta e preservação”.
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O grande problema é que, apesar da Nintendo lançar seus jogos em cartuchos padrão no Switch 2, muitas desenvolvedoras third-party acabam preferindo usar os Game-Key Cards por serem mais baratos. Parte disso acontece devido à grande limitação dos cartuchos, que vêm em apenas uma opção de 64 GB. O Switch original, ao contrário, tinha opções entre 1 GB e 32 GB para as desenvolvedoras.

Os jogadores criticam duramente tanto a Nintendo quanto as empresas que optam pelos Game-Key Cards. Além de se tratar de uma mídia física que exige conexão com a internet, o encarte de jogos nesse formato acaba ‘estragando’ a arte da capa para muitos consumidores. Embora problemáticos, os Game-Key Cards podem ser emprestados ou revendidos tal como um jogo físico.
Game-Key Cards representam um duro golpe para a preservação de jogos
De qualquer maneira, a Biblioteca Nacional da Dieta do Japão começou a arquivar mídias digitais, como revistas e e-books, então é possível que comece a preservar jogos em formato digital no futuro. Por ora, os Game-Key Cards ficam de fora e representam um duro golpe para a preservação dos jogos.
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