WhatsApp quer acabar com as senhas ao criptografar o backup de mensagens

Tecnologia

Os backups do WhatsApp podem ser protegidos com senha ou através de um código aleatório. Agora, a Meta pretende facilitar o uso do recurso ao aplicar chaves de acesso (passkeys, em inglês), que oferece login através de biometria e evita acessos indevidos após vazamentos de credenciais.

A novidade foi descoberta pelo portal WABetaInfo nesta quarta-feira (27), na versão 2.25.24.15 do WhatsApp Beta para Android, e confirmada pelo Canaltech.

Durante o processo para criptografar a cópia de segurança, o mensageiro oferece a opção para criar um passkey. Essa chave pode ser armazenada tanto no próprio dispositivo ou em cofres digitais, como é o caso do 1Password.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A alternativa garante uma camada extra de proteção, e dá fim ao processo de memorizar ou anotar senhas. Da mesma forma, evita o risco de acesso indevido por reutilizar credenciais que foram reveladas em algum vazamento ou fracas, com informações pessoais que facilitem o acesso por força bruta, por exemplo.

Com a atualização, a empresa passou a priorizar o uso das chaves de acesso. Contudo, os usuários ainda conseguem escolher a senha ou a chave de criptografia de 64 dígitos normalmente.

Apesar da aparição na versão de testes do mensageiro, o recurso ainda não está disponível para todos os usuários. Em testes da reportagem, não foi possível utilizar a nova opção na edição estável do app para Android e iOS.

Até o momento, não há previsão de lançamento da novidade a todos os usuários.

Como configurar os backups com passkeys

Por ser um recurso experimental, é recomendável manter o uso da senha ou chave de criptografia até a estreia geral do recurso, a fim de evitar o risco de perder o seu backup em caso de alguma falha.

Mas se você deseja experimentá-lo antes da hora – por sua conta e risco –, faça o seguinte:

  1. Atualize o WhatsApp;
  2. Acesse as configurações do app;
  3. Entre em “Conversas”;
  4. Vá em “Backup de conversas”;
  5. Toque em “Backup criptografado de ponta a ponta”;
  6. Se já tiver uma senha definida, remova-a;
  7. Aperte em “Usar chave de acesso”;
  8. Pressione “Criar chave de acesso”;
  9. Faça o registro;
  10. Aguarde o backup ser concluído.
    Como configurar os backups com passkeys (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
    Como configurar os backups com passkeys (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Para retornar à senha ou chave de criptografia, basta remover a criptografia e, ao ativar a proteção novamente, apertar em “Mais opções”. Em seguida, o mensageiro vai oferecer as demais alternativas.

Leia mais: 

VÍDEO:  O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora? 

Leia a matéria no Canaltech.