Marvel reescreve história dos Vingadores e apaga trajetória de um ícone

Tecnologia

A Marvel Comics acaba de oficializar uma das mudanças mais radicais de sua cronologia em mais de seis décadas de histórias dos Vingadores. A Casa das Ideias simplesmente apagou da continuidade a presença de um dos maiores ícones e membro fundador do grupo, em uma dos maiores retcons já vistos nos quadrinhos.

Atenção para spoilers de The Mortal Thor #1!

Em The Mortal Thor #1, que chega nesta semana às bancas gringas, a editora confirma que Thor foi apagado da continuidade da equipe e substituído por Beta Ray Bill como membro fundador.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Na nova versão, transmitida em um debate televisivo dentro da trama, o Deus do Trovão e os demais heróis asgardianos não passam de figuras mitológicas, enquanto Beta Ray Bill é lembrado como parte oficial da formação original dos Vingadores. O detalhe mais importante: sua trajetória agora é completamente independente da de Thor.

A mudança é consequência direta dos eventos de Immortal Thor #25, lançado no mês passado. No título, Loki matou Thor, que renasceu como o humano Sigurd Jarlson. Com a Ponte Bifrost destruída, Asgard e a Terra perderam toda conexão — no passado, presente e futuro. A edição já sugeria que Bill havia tomado o lugar do Deus do Trovão nos registros da equipe, mas ainda não revelava como isso funcionaria na prática.

Bill Raio Beta toma o lugar de Thor na continuidade oficial (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Criado por Walt Simonson em Thor #337, Beta Ray Bill é um guerreiro alienígena ciberneticamente aprimorado que chegou a provar sua dignidade para empunhar o Mjolnir, recebendo depois de Odin o martelo encantado Rompe-Tormentas (Stormbreaker).

Agora, no entanto, sua origem foi remodelada: ele não viveu Asgard como realidade, mas foi moldado por sua mitologia — que, para os terráqueos, continua sendo apenas lenda, ao contrário de outras figuras divinas como Hércules, ainda parte oficial da cronologia.

Thor não lembra do passado

Thor não se lembra de nada de sua trajetória anterior (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

No novo status quo, Thor — agora Sigurd Jarlson — não se recorda de seu tempo como Vingador e enxerga os heróis apenas como celebridades, como qualquer outro cidadão comum do Universo Marvel. Curiosamente, Loki é o único que mantém viva a lembrança da verdadeira história da equipe, um detalhe irônico, já que foi justamente sua primeira trama maligna que levou à criação dos Vingadores nos quadrinhos de 1963.

Com os asgardianos impedidos de voltar à Terra, Loki pode ser a única esperança de Thor para recuperar sua identidade e legado.

A nova fase de Mortal Thor parece seguir o modelo de Immortal Hulk, também escrita por Al Ewing, que se estendeu por 50 edições. Isso indica que essa reformulação do Deus do Trovão deve se manter por pelo menos dois anos, com Beta Ray Bill ocupando seu espaço nos maiores momentos dos Vingadores.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.