O jogo de aventura 3D Kirby and the Forgotten Land recebeu a sua versão para Nintendo Switch 2, com a expansão exclusiva Star-Crossed World — que modifica diversas fases para os jogadores revisitarem alguns dos cenários mais emblemáticos da experiência lançada em 2022.
- 6 decisões mais polêmicas da história da Nintendo
- Sabia que o Switch 2 tem uma tela laranja da morte? Veja o que é e como resolver
A ideia é fazer o mesmo visto em Super Mario Party Jamboree + Jamboree TV, ou seja, a Big N trouxe o mesmo game compatível com as tecnologias presentes no novo console híbrido e adicionou um conteúdo extra. Ou seja, terá a mesma aventura com alguns extras inclusos.
Isso reforça todos os méritos de Kirby and the Forgotten World, que continua sendo um jogo maravilhoso e que vive por seu próprio legado. Com muitos desafios e o novo Star-Crossed World, os jogadores terão uma aventura mais do que completa para aproveitar no seu Switch 2.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Prós
- A experiência do jogo continua impressionante
- As missões extras de Star-Crossed World são belíssimas
- Desafio e diversão na medida certa
Contras
- Expansão poderia chegar também ao Switch 1
- Faltou uma localização em português brasileiro
Beleza em Kirby and the Forgotten Land
Como um jogo de plataforma 3D, Kirby and the Forgotten Land brilha em qualquer uma das versões — seja no primeiro console híbrido ou no Switch 2. Na aventura, a bolota rosa encontra um novo amigo e eles se unem para recuperar os Waddle Dee enquanto vasculham o passado deste personagem.

Com diversos power-ups, inimigos criativos e chefões, o título brilhou bastante em 2022 e atraiu milhares de novos fãs para a franquia. Ainda que tenha recebido diversos títulos na geração passada, este que realmente marcou a presença do herói nos últimos anos.
Dito isso, Kirby and the Forgotten Land: Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World chega como uma forma de trazer um melhor desempenho para a jornada. O universo dele nunca foi tão bonito e rodou tão bem, graças ao poder da nova plataforma e tecnologias da Big N.
O título mistura muito bem a diversão e os desafios, que podem fazer até quem é fã de soulslike suar um pouco. Seja na campanha principal, no pós-game ou na nova expansão, todos os tipos de jogadores podem encontrar algo que faça o olho brilhar (ou o sangue ferver).
O conteúdo de Star-Crossed World
Na expansão Star-Crossed World, um meteoro cai no meio do mapa e espalha diversas Starries ao redor das fases. Seu objetivo é recuperá-las, da mesma forma que fez com os Waddle Dee, para impedir que o objeto espacial destrua tudo após algum tempo.
Como elas caíram em cenários que você já visitou normalmente, diversos elementos são adicionados para mostrar partes diferentes e ampliar a sua experiência. Um destaque muito bacana é a fase Fallen-Star Beach, que abre o mar para que você veja tudo que estava embaixo d’água.

Todo o glitter estelar e mudanças trazem um brilho ainda mais expressivo para Kirby and the Forgotten Land: Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World, que se torna ainda mais belo visualmente. Os jogadores vão se pegar observando tudo surpresos com a atenção da HAL Laboratory aos detalhes.
Além das fases modificadas, a expansão também apresenta novas formas “Mouthful” para Kirby. Agora ele pode engolir engrenagens e outros objetos para alcançar mais trechos do ambiente — algo que vai deixar muitos fãs curiosos para ver as surpresas que o jogo reserva em ação.
Pequenos deslizes
Ainda que Kirby and the Forgotten Land: Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World seja um título que considero “obrigatório” para o público, alguns problemas permeiam a experiência.
Não dá para compreender as razões pelas quais a expansão chegou exclusivamente no Switch 2. Veja bem, em Super Mario Party Jamboree + Jamboree TV nós temos o uso da câmera, algo impossível de ser usado no Switch 1. Porém, aqui não há uso de nenhum recurso da nova plataforma.
“Nos outros jogos que receberam uma versão para o Switch 2, ao menos apresentaram conceitos diferentes. Já em Kirby and the Forgotten Land, algo se perdeu no meio do caminho”
Exatamente, caros leitores, não é possível mover mouse, usar interativamente a câmera nem nada do tipo. Ou seja, a expansão poderia muito bem ter sido incluída na primeira versão do título que não há qualquer elemento ali que justifique uma exclusividade da plataforma.

Se fosse como os The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, que ao menos trouxeram uma tradução do conteúdo para português brasileiro, seria outra coisa. Porém, a Nintendo pecou ao não trazer esta localização para Kirby and the Forgotten Land.
Sem a tradução dos diálogos e menus (que não são tantos) ou a utilização dos recursos do Nintendo Switch 2, os diferenciais que ajudam a vender jogos antigos no novo console híbrido passam a ser injustificados.
Isso não quer dizer que Kirby and the Forgotten Land: Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World não seja brilhante e desmerece seus méritos. Porém, a decisão de trazer tudo isto apenas para a plataforma mais recente soa arbitrária e injusta para quem permanece no seu antecessor.

É importante lembrar que o primeiro Switch ainda mantém uma base com mais de 150 milhões de consoles vendidos. Além disso, não é apenas uma limitação financeira: muitos não tiveram sequer a chance de comprar o novo videogame, por problemas de estoque que a Big N está ciente.
“A indústria gaming usa o downgrade diversas vezes, quem em 2025 reclamaria de ver isso se a expansão de Kirby and the Forgotten Land chegasse ao Switch 1?”
Experiência definitiva de Kirby
Ainda que derrape, a chegada de Kirby and the Forgotten Land: Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World reforça a solidez da experiência e se apresenta como a versão definitiva do aclamado jogo.
Com um excelente equilíbrio entre fofura, diversão e desafios que vão arrepiar até o último fio de seu corpo, o título é a obra-prima da HAL Laboratory e merece a sua atenção.
Quem já jogou o game no passado pode comprar o pacote de expansão e upgrade na própria Nintendo ou em plataformas como a Nuuvem, sem ter de pagar pelo preço cheio novamente. E quem vai começar agora, pode seguir direto para a aventura que não vai se arrepender.
Leia também no Canaltech:
- O que esperar de Hollow Knight: Silksong?
- Kirby Air Riders vai chegar ao Nintendo Switch 2 em novembro
- Perdeu a gamescom 2025? Veja os principais jogos anunciados











Leia a matéria no Canaltech.