Luiza Helena Trajano, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, esteve no palco do Zendesk Showcase 2025 nesta quarta-feira (27), em São Paulo, e compartilhou sua visão de estratégia e inovação com inteligência artificial (IA) no atendimento ao cliente. Durante a palestra, ela também falou sobre a Galeria Magalu, que classificou como a “loja de departamento mais moderna do mundo”, mas não revelou a data da inauguração.
- Expo Magalu 2025: tudo sobre o evento da Magazine Luiza que movimentou a semana
- Expo Magalu 2025: confira fotos do 1º dia do evento
O Zendesk Showcase é o principal evento global do software de atendimento Zendesk focado em experiência do cliente e inteligência artificial. Realizado em São Paulo em 2025, o encontro gratuito e exclusivo para executivos e reúne líderes de empresas como Magalu, Hotmart e Outback para discutir inovações como agentes de IA, automação de atendimento e integração de serviços digitais.
Além de painéis sobre tecnologia e gestão, o Zendesk Showcase também destaca diversidade, cultura e networking de alto impacto, reforçando o papel da IA como motor da transformação no relacionamento entre marcas, colaboradores e consumidores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A executiva destacou que, para ela, o atendimento ao cliente é essencial para que a empresa “faça sua marca”. Luiza relembrou um episódio em que colocou seu número de telefone pessoal em um jornal para que clientes insatisfeitos falassem diretamente com ela sobre seus problemas com a loja.

Vinda de Franca, no interior de São Paulo, ela explicou que aprendeu a pensar sempre no cliente com sua tia, Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza. E, quando veio para a capital paulista, trouxe consigo o jeito de lidar com a proximidade com as pessoas e trazer “calor humano” para as vendas.
Em sua fala, a presidente do Conselho de Administração do Magalu contou ao público o mantra, que está estampado no crachá de todos os colaboradores de sua empresa, e que é uma das formas de fazer com que o foco no cliente esteja na cultura. “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”.
Revolução da IA
Outro ponto de destaque da palestra no Zendesk Showcase foi a revolução da IA, que Luiza coloca como um “tsunami na vida das pessoas”. A executiva explica que apesar do termo, não devemos temer a tecnologia. Vale destacar que, nesta quarta-feira, o Magalu anunciou o primeiro programa de trainee de IA no Brasil.
Em uma comparação com o WhatsApp, Luiza conta que incentiva os funcionários do Magalu a utilizarem os dispositivos atrelados a IA, assim como usam o aplicativo de mensagens, sem medo e como parte da rotina.
Ainda na temática IA e dispositivos tecnológicos, Trajano relembrou que a empresa trabalha no treinamento da Lu, influenciadora virtual da marca, em uma agente de compras com IA.
Próximo ciclo
Por fim, a empresária contou qual será o próximo ciclo em que o Magazine Luiza entrará: a Galeria Magalu. Luiza classificou a novidade como “a loja de departamento mais moderna do mundo”.
A Galeria será uma loja física que contará com todas as marcas do ecossistema Magalu, com Netshoes, KaBuM, Época Cosméticos e Estante Virtual, em um espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, onde antes estava a Livraria Cultura.
Luiza conta que o Magazine Luiza, que começou como loja física, migrou para o digital e viu quase todos seus concorrentes nascendo já dessa forma, agora faz o movimento inverso: retorna ao físico.
Mas, a intenção é clara. Fazer com que, assim como quem abre o app do Magalu no celular entende que lá é um “super app” com todas as marcas do ecossistema, o mesmo ocorra na Galeria Magalu.
Além de espaços específicos e personalizados das marcas, a Galeria Magalu terá também um teatro interno, espaço cultural e uma cafeteria da rede We Coffee. A inauguração está prevista para o mês de novembro.
Leia mais:
- André Fatala: conheça quem está por trás da revolução tecnológica no Magalu
- Mutirão do Eletrônico: Magalu e escolas de SP vão coletar lixo eletrônico
- Por que empresas de tecnologia estão voltando com entrevistas presenciais?
Leia a matéria no Canaltech.