Phison desmente problemas em SSDs após atualização do Windows 11

Tecnologia

Diferentes relatos sobre problemas de SSDs desaparecendo na build mais recente do Windows 11 surgiram nos últimos dias. A Phison, fabricante de controladora de SSD, chegou a reconhecer o problema. Milhares de horas de ciclos de testes depois, a fabricante afirmou que não conseguiu reproduzir o erro em seus laboratórios.

Ao WCCFtech, a Phison lembra que as builds KB5063878 e KB5062660 do Windows 11 têm potencial de impactar os drives de armazenamento, incluindo aqueles que têm as controladoras da fabricante:

“Em resposta, a Phison dedicou mais de 4.500 horas acumuladas de testes com os drives potencialmente impactados e conduzimos mais de 2.200 ciclos de testes. Fomos incapazes de reproduzir o problema e nenhum parceiro ou cliente reportaram que o problema afetou seus drives no momento”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Phison recomenda uso de dissipadores nos SSDs

A fabricante complementa dizendo que permanece “comprometida com os mais altos padrões de confiabilidade e continua a monitorar de perto a situação” e conta com a colaboração de parceiros da indústria nessa questão.

Alguns SSDs têm dissipadores de calor mais complexos que outros (Imagem: WD/Divulgação)

A Phison recomenda a instalação de dissipadores de calor nos SSDs de usuários que fazem uso massivo, com workload estendido, como transferir grande volume de dados ou descomprimir muitos arquivos — como nos casos relatados pelos usuários no reddit. É preciso se atentar às temperaturas do drive, já que, com aquecimento acima do normal, pode causar problema no desempenho do mesmo.

A incapacidade de reproduzir o problema em laboratório, depois de muitos testes e tempo investidos, nos aponta para duas coisas: ou o problema precisa de um conjunto de características muito específicas para acontecer, ou quem relatou teve um outro tipo de problema e não soube relatar.

Até o momento, a Microsoft não deu seu parecer final sobre a questão, só disse que está ciente.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.