Espere sentado: Steam Deck pode ser lançado só em 2028

Tecnologia

O Steam Deck 2 pode estar mais distante do que imagina, com o vazamento visto neste último sábado (23) de que o console portátil pode chegar ao mercado apenas em 2028. Pois é, um verdadeiro banho de água fria.

A informação foi divulgada pelo insider Kepler L2, que clamou no fórum NeoGAF que ainda teremos de esperar 3 anos para ver a nova geração do videogame da Valve. Apesar da afirmação, ele não divulgou outros detalhes sobre o dispositivo.

O Steam Deck foi lançado em 2022 e, desde então, diversos consoles portáteis chegaram às lojas. Agora a Microsoft e a ASUS trarão o ROG Xbox Ally e a Sony também planeja mergulhar de cabeça neste universo — o que vai ampliar ainda mais a disputa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A informação reforça uma declaração feita pela própria Valve em 2023, de que uma verdadeira “nova geração” do console chegaria anos depois do lançamento do Steam Deck OLED (último modelo lançado pela companhia). 

Imagem do Steam Deck
Pelo visto, o Steam Deck terá um tempo de vida útil de 6 anos antes de vir um sucessor (Imagem: Divulgação/Valve)

Para a fabricante, um sucessor do videogame só seria possível se eles vissem um aprimoramento significativo de desempenho. Ou seja, parte disso depende de saltos expressivos nas APUs da Intel e AMD

Vale notar que o Steam Deck e sua versão OLED não usam o Ryzen Z1 Extreme — visto no ROG Ally e no Lenovo Legion Go, por exemplo. O console portátil da Valve utiliza um processador de arquitetura Zen 2 e com gráficos RDNA 2, que estão há algumas gerações para trás.

Planos da Valve para o Steam Deck 2

Vale lembrar que o Steam Deck 2 não é o único projeto em andamento nos corredores da Valve. A companhia também trabalha em expandir o SteamOS para outros dispositivos, atraindo os gamers para o seu próprio ecossistema.

Outros rumores apontam que eles estão produzindo um console de mesa (a 2ª tentativa de entrar neste mercado após o Steam Machine). No entanto, é relatado que ele está em seus estágios iniciais de desenvolvimento e também deve demorar alguns anos para ser anunciado e receber novidades.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.